Final de ano e começo de um novo ano sempre é uma época bastante corrida, independente da empresa onde você trabalha.
Nessa época, é bastante comum que os trabalhadores sejam convidados ou convocados a fazer hora extra para fins de férias coletivas. Em outras empresas, as de maior porte, é comum que os trabalhadores sigam os calendários normais de período de férias.
Além disso, final e começo de ano é sinônimo de balancete e fechamento de informações. E nessa tarefa muitos trabalhadores e setores devem realizar o levantamento geral de produtividade durante o ano e assim estabelecer as novas metas para as melhorias no próprio exercício.
Administrativamente essas práticas são excelentes e, inclusive, necessárias. Contudo é nessa hora que o SESMT e os profissionais da área de Segurança e Saúde do Trabalho, principalmente o Técnico de Segurança do Trabalho, precisa estar mais atento aos trabalhadores da empresa.
Os riscos da época
Embora a Segurança e Saúde do Trabalho deva ser observada e bem acompanhada durante todo o ano, é no final do ano e no início que os técnicos devem se atentar para o surgimento ou agravamento de ocorrências ligadas a alguns riscos específicos.
Os mais comuns são:
• estresse, comum devido ao aumento de atividades e cobranças, com prazos mais curtos e fechados;
• horas extras, também muito comuns em empresas de pequeno, médio ou grande porte;
• acidentes de trânsito, muito comum na época devido ao aumento de veículos nas estradas em decorrências época de alta temporada e feriados prolongados;
• ritmo excessivo, em decorrência ao aumento de cobrança e prazo curto para finalização de produtos ou etapas de produção (o acelerar as máquinas para produzir mais);
• repetitividade, com o aumento da demanda aumenta-se a repetitividade de movimentação do corpo e membros;
• monotonia, presente nos setores onde parte dos trabalhadores saiu de férias ou por bônus de banco de horas e poucos ficaram.
Como você pode ver existem muitos fatores e agentes que podem colocar em risco a saúde e integridade física do trabalhador nesse período. O que fazer então?
Dicas de Segurança
A melhor forma de se evitar acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais é a conscientização. Os trabalhadores apenas poderão se prevenir se souberem quais são os riscos e o que pode ser feito.
Nessa tarefa é necessário a participação direta do SESMT, bem como o apoio da Administração da empresa, que será responsável por auxiliar e também financiar a divulgação dessas dicas de segurança, bem como é também o alvo de parte dessa ação preventiva.
Algumas dicas de segurança indispensáveis são:
• Siga o ritmo de trabalho com atenção e sem brincadeiras de mal gosto;
• Não corra pelos corredores ou com ferramentas ou produtos nas mãos;
• Caso identifique algum problema ou defeito em sua ferramenta ou máquina, pare a produção e chame o responsável pelo setor;
• Se você é o responsável pelo setor e um colaborador identificou um problema em uma máquina ou ferramenta, acione a equipe de manutenção imediatamente;
• Motoristas, estejam atentos às legislações de trânsito e não ultrapassem os limites de velocidade;
• Respeite os horários estabelecidos para descanso e ginástica laboral – são essenciais para a manutenção de sua saúde;
• Caso tenha algum mal estar ou desconforto, procure a enfermaria;
• Utilize sempre os EPI’s e EPC’s obrigatórios;
• Sorrie mais! Um ambiente alegre de trabalho e uma boa relação com os colegas auxilia em seu bem estar, qualidade de vida no trabalho e também no trabalho;
O ideal é que cada profissional da Segurança e Saúde identifique quais as dicas de segurança de maior interesse para a sua própria empresa.
Pratique Segurança do Trabalho! Ela é seu direito e seu dever.
Fundado em novembro de 2008, o DDS Online contribui para a área de Segurança e Saúde Ocupacional através da divulgação de temas para DDS e cursos online.