• Início
  • Saúde
  • O que é Câncer de próstata, seus sintomas e a prevenção

O que é Câncer de próstata, seus sintomas e a prevenção

A próstata é uma glândula masculina que se localiza entre a bexiga e o reto. Essa glândula participa da produção do sêmen, líquido que carrega os espermatozóides produzidos no testículo. Ela envolve a uretra e seu tamanho normal é de uma azeitona. A próstata, como todo o aparelho sexual masculino, tem o seu funcionamento regulado […]
01/09/2019

A próstata é uma glândula masculina que se localiza entre a bexiga e o reto. Essa glândula participa da produção do sêmen, líquido que carrega os espermatozóides produzidos no testículo. Ela envolve a uretra e seu tamanho normal é de uma azeitona.

A próstata, como todo o aparelho sexual masculino, tem o seu funcionamento regulado pelos níveis de testosterona circulantes, o hormônio masculino.

O câncer da próstata surge quando, por razões ainda não conhecidas pela ciência, as células da próstata passam a se dividir e se multiplicar de forma desordenada, levando à formação de um tumor.

Mas há uma grande dificuldade de diagnóstico precoce do câncer de próstata, porque o homem evita a consulta com o urologista, pelo mito do toque retal e também porque muitos não apresentam sintomas.

Alguns desses sintomas que podem estar relacionados ao câncer de próstata são: presença de sangue na urina; necessidade freqüente de urinar, principalmente à noite; jato urinário fraco e dor ou queimação ao urinar.

A presença de um ou mais destes sintomas não significa que você esteja com câncer, pois várias doenças podem ter sintomas semelhantes. Por isso, é muito importante a visita ao seu médico, tão logo os sintomas surjam.

Esta é a melhor forma para se chegar ao diagnóstico precoce do câncer da próstata. Com o diagnóstico precoce e tratamento adequado, a cura é superior a 90%.

Quando está confinado à próstata, o tratamento pode ser cirúrgico ou radioterápico, com altas chances de cura. Os fatores confirmadamente associados a um aumento do risco de desenvolvimento do câncer de próstata são a idade e história familiar.

A grande maioria dos casos ocorrem em homens com idade superior a 50 anos e naqueles com história de pai ou irmão com câncer de próstata antes do 60 anos. Alguns outros fatores, como a dieta, estão sendo estudados, mas ainda não há confirmação científica.

Até o presente momento, não são conhecidas formas específicas de prevenção do câncer da próstata. No entanto, sabe-se que a adoção de hábitos saudáveis de vida é capaz de evitar o desenvolvimento de certas doenças, entre elas o câncer.

Deste modo, é importante fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física; ter uma alimentação rica em fibras, frutas e vegetais; reduzir a quantidade de gordura na alimentação, principalmente a de origem animal; manter o peso na medida certa; diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Só existe um modo seguro de se curar o câncer da próstata: descobrindo-o precocemente, ou seja, submetendo-se ao exame preventivo.

O exame preventivo deve ser realizado por urologista, anualmente, a partir dos 45 anos. Não se deve esperar pelo aparecimento dos sintomas para recorrer ao exame preventivo.

Seguramente, quando os sintomas começarem a se manifestar, a doença já existirá há algum tempo e poderá estar espalhada pelo corpo.

Homens com história familiar de câncer de próstata ( principalmente os de primeiro grau -pais e irmãos-) devem fazer os exames preventivos de 6 em 6 meses após os 40 anos de idade.



Fundado em novembro de 2008, o DDS Online contribui para a área de Segurança e Saúde Ocupacional através da divulgação de temas para DDS e cursos online.

Nos siga

© 2022 Escola da Prevenção - Herbert B Faria Treinamentos CNPJ 18.768.540/0001-85 Todos os direitos reservados.