• Início
  • Meio Ambiente
  • Programa de Conscientização Ambiental. Envolvendo os colaboradores em uma questão global.

Programa de Conscientização Ambiental. Envolvendo os colaboradores em uma questão global.

Todos sabem que estamos vivendo em uma época impactante para o meio ambiente, que as consequências ambientais vêm afligindo populações de todos os países e níveis sociais. Estamos padecendo por atos inconsequentes de todo o mundo em nome do progresso. Aquecimento global, mudanças climáticas, efeito estufa, são temas pautados em diversas conferências sobre meio ambiente. […]

Todos sabem que estamos vivendo em uma época impactante para o meio ambiente, que as consequências ambientais vêm afligindo populações de todos os países e níveis sociais.

Estamos padecendo por atos inconsequentes de todo o mundo em nome do progresso. Aquecimento global, mudanças climáticas, efeito estufa, são temas pautados em diversas conferências sobre meio ambiente.

Quem é o causador de tudo isso? É o mesmo que pode adotar ações para minimizar esses danos, ou seja, você e eu!

A adoção de Programas de Conscientização Ambiental nas empresas, escolas e sociedade é um grande ganho no que tange a questão da informação. O Brasil possui a Política Nacional de Educação Ambiental Lei nº 9795/99 que visa à educação ambiental nas escolas como matéria interdisciplinar, o termo meio ambiente deve ser discutido por todos os professores, de todas as matérias.

A lei nos traz a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, para que tenhamos qualidade de vida e sustentabilidade.

As organizações também devem adotar práticas ambientais para o envolvimento de todos, o conhecimento gera consciência, a consciência gera autocrítica e a autocrítica gera novos hábitos.

Este é um trabalho de formiguinha, mas com a colaboração de cada um é possível atuar como agentes multiplicadores e dividir o conhecimento, a informação a um grande número de pessoas que farão a diferença em sua casa, rua, bairro, escola, empresa, enfim em todo meio social.

Capacite e conscientize a alta direção de sua organização, eles têm um grande poder de influência na empresa e sociedade, podendo colaborar em muito para a disseminação da questão ambiental.

Adote programas, políticas, campanhas, gincanas ambiental que contemplem vários assuntos, como:

• Sustentabilidade

• Uso consciente da água

• Uso consciente de recursos energéticos

• Geração de resíduos

• Coleta seletiva

• Mudança de hábitos

• Educação ambiental

• Aquecimento global

• Mudanças climáticas

• Economia doméstica

• Uso racional do carro

Muitos são os assuntos que podem ser abordados entre os colaboradores, sociedade e familiares. Desprenda tempo e disposição para elaborar programas ambientais em seu meio social.

Envolva pessoas, faça-as serem contagiadas e participativas de um meio melhor para se viver.

Alguns programas podem interagir com temas de segurança no trabalho, a informação é a melhor ferramenta para a preservação e prevenção na área ambiental e de segurança.

Gestor capacite-se, adquira conhecimento, participe de eventos que contemple assuntos que através de você seja um canal para alcançar a todos da equipe em que atua.

A carência de informação é encontrada em vários lugares, a empresa tem por obrigação promover a integridade intelectual de seus colaboradores, fomentando seu autodesenvolvimento na organização e na construção de uma sociedade melhor. O poder de influência de uma boa política organizacional reflete um cidadão íntegro perante a sociedade e promove famílias estruturadas.

Não se cale, não seja omisso ou engessado, elabore programas e campanhas que irão promover a sustentabilidade e qualidade no interior de seu ambiente de trabalho e cresça juntamente com todos.



Fundado em novembro de 2008, o DDS Online contribui para a área de Segurança e Saúde Ocupacional através da divulgação de temas para DDS e cursos online.

Nos siga

© 2022 Escola da Prevenção - Herbert B Faria Treinamentos CNPJ 18.768.540/0001-85 Todos os direitos reservados.