Todos sabem que estamos vivendo em uma época impactante para o meio ambiente, que as consequências ambientais vêm afligindo populações de todos os países e níveis sociais.
Estamos padecendo por atos inconsequentes de todo o mundo em nome do progresso. Aquecimento global, mudanças climáticas, efeito estufa, são temas pautados em diversas conferências sobre meio ambiente.
Quem é o causador de tudo isso? É o mesmo que pode adotar ações para minimizar esses danos, ou seja, você e eu!
A adoção de Programas de Conscientização Ambiental nas empresas, escolas e sociedade é um grande ganho no que tange a questão da informação. O Brasil possui a Política Nacional de Educação Ambiental Lei nº 9795/99 que visa à educação ambiental nas escolas como matéria interdisciplinar, o termo meio ambiente deve ser discutido por todos os professores, de todas as matérias.
A lei nos traz a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, para que tenhamos qualidade de vida e sustentabilidade.
As organizações também devem adotar práticas ambientais para o envolvimento de todos, o conhecimento gera consciência, a consciência gera autocrítica e a autocrítica gera novos hábitos.
Este é um trabalho de formiguinha, mas com a colaboração de cada um é possível atuar como agentes multiplicadores e dividir o conhecimento, a informação a um grande número de pessoas que farão a diferença em sua casa, rua, bairro, escola, empresa, enfim em todo meio social.
Capacite e conscientize a alta direção de sua organização, eles têm um grande poder de influência na empresa e sociedade, podendo colaborar em muito para a disseminação da questão ambiental.
Adote programas, políticas, campanhas, gincanas ambiental que contemplem vários assuntos, como:
• Sustentabilidade
• Uso consciente da água
• Uso consciente de recursos energéticos
• Geração de resíduos
• Coleta seletiva
• Mudança de hábitos
• Educação ambiental
• Aquecimento global
• Mudanças climáticas
• Economia doméstica
• Uso racional do carro
Muitos são os assuntos que podem ser abordados entre os colaboradores, sociedade e familiares. Desprenda tempo e disposição para elaborar programas ambientais em seu meio social.
Envolva pessoas, faça-as serem contagiadas e participativas de um meio melhor para se viver.
Alguns programas podem interagir com temas de segurança no trabalho, a informação é a melhor ferramenta para a preservação e prevenção na área ambiental e de segurança.
Gestor capacite-se, adquira conhecimento, participe de eventos que contemple assuntos que através de você seja um canal para alcançar a todos da equipe em que atua.
A carência de informação é encontrada em vários lugares, a empresa tem por obrigação promover a integridade intelectual de seus colaboradores, fomentando seu autodesenvolvimento na organização e na construção de uma sociedade melhor. O poder de influência de uma boa política organizacional reflete um cidadão íntegro perante a sociedade e promove famílias estruturadas.
Não se cale, não seja omisso ou engessado, elabore programas e campanhas que irão promover a sustentabilidade e qualidade no interior de seu ambiente de trabalho e cresça juntamente com todos.