Com o objetivo de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, um evento iniciado em 2014 busca mobilizar a sociedade para a prevenção das doenças que ocorrem por causa do trabalho. Esse evento é denominado Abril Verde, que é tema desse DDS!

Segundo informações da Organização Internacional do Trabalho – OIT, divulgados em 2013, aproximadamente 2 milhões de pessoas sofrem por ano por causa de doenças ocupacionais e o número de acidentes fatais ao ano chega a 321 mil (no mundo inteiro).

Por isso a conscientização é muito importante, afinal são pessoas que se acidentam ou perdem a vida por conta de acidentes que podem ser prevenidos ou minimizados.

Você deve está se perguntando: por que no mês de abril? Para isso vamos retornar ao ano de 1969, no dia 28 de abril. Este dia foi marcado pela explosão de uma mina na cidade de Farmington, na Virgínia (EUA), onde 78 trabalhadores morreram. Esse era considerado até então um dos maiores e mais divulgados acidentes de trabalho da história.

A iniciativa em 2001 foi endossada pela OIT e se tornou lei no Brasil em 2015, com a Lei 11.121/2015 onde foi criada o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

A cor verde é tema da campanha por estar sempre associada a área de saúde, inclusive também é cor tema da Saúde e Segurança do Trabalho (SST).

Já que o objetivo da campanha é fomentar a segurança, saúde e melhores condições de trabalho para os trabalhadores, vamos apresentar dicas de como promover esse evento no ambiente laboral.

A ideia é criar atividades que venham a estimular, orientar a geração de procedimentos de segurança aos colaboradores, que podem ser feitos por meio de palestras, dinâmicas de grupo e atividades educativas.

Dicas:

·   crie panfletos, folders e cartilhas para serem distribuídos;

·   organize eventos como palestras, seminários e oficinas com o objetivo de apresentar a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais;

·   busque parcerias com instituições, sindicatos e órgãos públicos, ou seja, crie um networking (rede de contatos) amplo.

Se faça presente em..

·   Sua empresa: busque atividades sobre o tema do Abril Verde onde possa envolver seus funcionários;

·   Escolas: a apresentação da ótica do profissional de SST aos jovens nas escolas é primordial para cultivar uma cultura prevencionista (abuse do material didático, eventos e dinâmicas);

·   Mídias eletrônicas, ou seja, redes sociais, sites etc: compartilhe o máximo que puder as informações sobre a data, a importância e os eventos associados.

O Abril Verde é para isso: disseminar a cultura da prevenção e conscientizar a todos da importância de ter a segurança e saúde em foco!

Dica: aqui no DDS Online temos um texto com a lista de vários meses com suas respectivas cores.

Até a Próxima!

Fonte:

https://www.saudeevida.com.br/abril-verde/


Herbert Bento
Herbert Bento

O DDS Online foi fundado em 2009 e tornou-se referência no ramo de diálogos de segurança do trabalho. A missão do DDS Online é compartilhar as boas práticas de trabalho para que os brasileiros possam voltar sadios para suas famílias depois de um dia de serviço!