DDS Online

A dengue no trabalho

Com a chegada do verão, volta-se a falar muito na dengue. A dengue é uma doença transmitida por vírus, um arbovírus (vírus que normalmente são transmitidos por mosquitos). O mosquito que veicula o vírus é o Aedes Aegypti, o tão conhecido mosquito da dengue. A doença faz mais vítimas no verão porque as altas temperaturas e o aumento da ocorrência de chuvas criam o habitat essencial para a proliferação do mosquito.

Existem “quatro tipos de vírus”: dengue tipo 1, dengue tipo 2, dengue tipo 3 e dengue tipo 4. Após ser infectado por um deles, você ganha imunidade permanente para este tipo de vírus e imunidade parcial e temporária contra os outros três tipos. Também existem duas formas da doença se manifestar, a dengue clássica ou dengue hemorrágica. A dengue hemorrágica ocorre quando a pessoa pega a doença pela segunda vez, manifestando-se de maneira mais grave, e a pessoa pode apresentar hemorragia em vários órgãos.

Para copiar e imprimir esse tema de DDS clique aqui !

Os principais sintomas da dengue são: febre alta, dores de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo e nas juntas, manchas vermelhas pelo corpo; dores abdominais; vômitos e sangramentos.

Assim que forem observados os primeiros sintomas, é extremamente importante ir a um médico. Beber bastante água, soro caseiro e até mesmo sucos também podem ser medidas importantes antes mesmo de ir ver o médico. É importante manter-se em repouso, beber muito líquido e usar somente os medicamentos sugeridos pelo médico. Não se deve automedicar em hipótese alguma em caso de suspeita de dengue, pois existem determinadas medicações com componentes que complicariam o quadro.

Combater a dengue é fácil, e através de medidas simples pode-se evitar a proliferação do mosquito: não deixem acumular água parada sobre telhas, copos, pneus, vasilhas, potinhos de plantas; não jogue em lugares indevidos lixos que possam acumular água como embalagens, sacos plásticos, garrafas e também sempre fechar a lixeira em que for colocado o lixo; manter o saco de lixo sempre bem fechado; tapar tonéis, barris, e caixas d’água; colocar areia nos pratinhos dos vasos de planta; lavar com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água. Basicamente, o mosquito da dengue coloca seus ovos em lugares com água parada. Aquela planta que você tanto gosta de cultivar na sua sala precisa ser regada e com certeza ela contribui para um ambiente mais agradável, mas lembre-se de sempre colocar pouca água e após o término verificar se o pratinho está vazio, isto é, está somente com a areia, pois já encontraram larvas em águas que não estavam limpas. E a jarra de vidro com água e plantas, nem pensar, pois mesmo trocando a água todos os dias fica um lodo na jarra que servirá como meio para a larva se instalar. Neste caso a jarra deverá ser escovada com sabão.

Conhecendo todas as medidas preventivas de limpeza de locais que podem acumular água, tendo bons hábitos ao se descartar utensílios e sempre se hidratando (tomar bastante líquido previne uma série de doenças, pois através da urina o organismo elimina o que não serve para o corpo) você agora está apto a transmitir estas informações aos colegas de trabalho ou aos seus funcionários. Lembre-se que a dengue pode deixar o funcionário praticamente uma semana em casa, então não custa fazer estas recomendações de prevenção.

Para copiar e imprimir esse tema de DDS clique aqui !


Obrigado por comentar.

Comentários   

 
isabel
+2 #4 isabel 19-06-2013 15:10
obg por mais um tema isso livra sempre a minha pele.
 
 
André luiz Araújo
+5 #3 André luiz Araújo 29-11-2012 14:29
C0m0 tecnico tenho feito o meu trabalho na empresa e alertando os demais para fazerem o mesmo valeuuuu....
 
 
Paula Cristina de So
+3 #2 Paula Cristina de So 12-09-2012 14:04
:lol: To muito feliz esses DDSs eram tudo que eu precisava pra me deixar mais tranquila,obrig ada pelas dicas,adorei!!!
 
 
Sandro Araujo
+3 #1 Sandro Araujo 02-08-2012 23:04
Hum, muito interessante eu estou cursando TST e tinha estudado a Lei do SUS, e Alguns tópicos sobre doenças e me identifiquei muito com esse tema! :lol: