Arrumação, limpeza e organização

Texto gentilmente cedido pelo Claudio. Todos os empregados têm suas tarefas para fazer no dia-a-dia de trabalho, e arrumação, limpeza e organização do local de trabalho é uma delas. A ordem, arrumação e limpeza são fatores indispensáveis para a prevenção de acidentes e manutenção da saúde nos locais de trabalho. Por isso uma boa arrumação […]

Texto gentilmente cedido pelo Claudio.

Todos os empregados têm suas tarefas para fazer no dia-a-dia de trabalho, e arrumação, limpeza e organização do local de trabalho é uma delas.

A ordem, arrumação e limpeza são fatores indispensáveis para a prevenção de acidentes e manutenção da saúde nos locais de trabalho.

Por isso uma boa arrumação poderá prevenir vários acontecimentos indesejáveis com o trabalhador.

E mesmo significa ter livre acesso quando numa emergência de primeiros socorros e a equipamentos de combate a incêndio venha a ocorrer, por isso as passagens, corredores, plataformas e outros locais de saída devem estar sempre livres de materiais que possam provocar tropeção e quedas.

Para que esta arrumação aconteça é necessário que todos se proponham a colaborar mantendo limpo e em ordem o seu local de trabalho.

Todos os empregados podem ajudar no esforço de arrumação, fazendo o seguinte:

– manter pisos, corredores e áreas de trabalho razoavelmente livre de itens desnecessários, delimitando os locais com faixas, inclusive corredores;
– determinar lugares apropriados para armazenagem de materiais, chapas, peças que não serão utilizadas, retalhos, etc.
– empilhando o material corretamente, máquinas de pequeno porte guardadas nos seus devidos lugares, chaves e ferramentas manuais acomodadas nos lugares certos e limpos.

O bom resultado da arrumação, organização e limpeza, não são obtidos por mutirões de limpeza, ela é o resultado de um esforço diário.

Se cada empregado arrumasse pelo menos uma coisa todos os dias, os resultados seriam surpreendentes.

A hora de fazer a limpeza é toda hora.

Esse texto foi gentilmente cedido pelo nosso leitor, o Claudio.

Abaixo você encontra o Minuto SST com esse mesmo tema.

Acompanhe nosso canal no Youtube e fique por dentro de todos os vídeos estilo “Minuto SST”.

Para aprender mais:

Documentos de segurança do trabalho obrigatórios

IN 128 substitui a IN 77: o que mudou no PPP?

Normas Regulamentadoras Atualizadas



Fundado em novembro de 2008, o DDS Online contribui para a área de Segurança e Saúde Ocupacional através da divulgação de temas para DDS e cursos online.

Nos siga

© 2022 Escola da Prevenção - Herbert B Faria Treinamentos CNPJ 18.768.540/0001-85 Todos os direitos reservados.