Uma empresa que zela por qualidade está sempre um passo a frente das outras.
E para que essa qualidade seja alcançada, existem diversas ferramentas para tal fim.
Dentre as mais conhecidas está a dos 5S, que consiste num programa altamente versátil, podendo ser aplicado em diversos tipos de empresas e órgãos, inclusive em residências.
Esse programa traz benefícios a todos que convivem no local, melhora o ambiente, as condições de trabalho, saúde, higiene proporcionando, consequentemente, qualidade e eficiência.
O conceito desse método surgiu no Japão, onde cada um dos conceitos começa com a letra “S”, por isso o nome 5S.
Trata-se de um sistema de cincos conceitos básicos e simples, porém essenciais, que fazem a diferença dentro do sistema de qualidade.
Combater eventuais perdas e desperdícios nas empresas, indústrias ou em casa.
Procura modificar o comportamento e as atitudes das pessoas, conscientizando da importância dos conceitos e de que forma devem ser utilizados.
Por exemplo: quando aplicado na empresa facilita a identificação de materiais, descarte de itens antiquados e melhora a qualidade de vida e o ambiente de trabalho para os membros da equipe.
E no que consiste cada conceito, ou seja, o que significa cada “S”?
Separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário. É a fase de colocar ordem no trabalho, para que somente o que for necessário e aplicável seja utilizado. Por exemplo:
– o que é sempre utilizado deve ficar próximo ao local de trabalho;
– o que é usado ocasionalmente deve ficar um pouco afastado do local de trabalho;
– o que é desnecessário deve ser eliminado, pois ocupa espaço que poderia ser ocupado por outra coisa.
Dessa forma evita-se gastos com espaço, facilita-se o arranjo físico do local, aumenta a produtividade das pessoas, melhora o senso de organização e torna mais fácil a operação da empresa.
O objetivo é arrumar tudo para que qualquer coisa possa ser facilmente localizada independente de quem esteja procurando. De forma a melhorar esse processo pode-se:
– padronizar as nomenclaturas;
– usar cores padrão na identificação de objetos;
– determinar o local de armazenamento de cada objeto;
– não deixar objetos ou móveis no meio do caminho.
Assim menos tempo é desperdiçado buscando o que é preciso, há uma menor necessidade de controle do estoque, há uma melhora na racionalização do trabalho e com isso a diminuição do esforço físico e mental e facilita a limpeza do local de trabalho.
O lema dessa fase é “um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.”
É obrigatório manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar. Deve haver uma conscientização de todos em relação à importância de estar em um ambiente limpo e que qualidade e segurança surgem como benefícios dessa atitude.
Para que isso aconteça, é necessário que as pessoas habituem-se a:
– limpar os equipamentos após o uso;
– aprender a não sujar e eliminar as causas da sujeira;
– dar a destinação correta ao lixo, quando houver.
Vale ressaltar, que para a manutenção da boa imagem de uma empresa, não somente seu espaço físico deve estar impecável, mas também deve haver honestidade no ambiente de trabalho e um bom relacionamento entre as pessoas.
O que se espera é a manutenção de um ambiente de trabalho sempre favorável à saúde e higiene. Ter higiene consiste em manter limpeza e ordem. Em um ambiente limpo a segurança é maior. Quem não cuida bem de si mesmo não pode produzir com qualidade.
No estabelecimento dessa fase, as três anteriores devem estar devidamente implantadas. Para isso, deve-se capacitar algumas pessoas para avaliar se os conceitos estão sendo aplicados. Outras ações também devem ser tomadas:
– eliminar as condições inseguras do trabalho;
– humanizar o local de trabalho para uma boa convivência;
– manter o respeito perante todos, independente do cargo ou função;
– cumprir horários;
– manter o trabalho em dia.
Com a manutenção desses conceitos há uma evolução no desempenho do pessoal, ocorre uma prevenção aos danos causados à saúde, aumenta-se a auto-estima das pessoas e a imagem da empresa melhora interna e externamente.
O que se espera ao chegar ao quinto “S” é que todas essas atitudes
citadas anteriormente se tornem um habito, um modo de vida. Com isso:
– a comunicação do pessoal do trabalho melhora;
– visões, valores e metas de uma pessoa passam a ser compartilhados por todos;
– as pessoas treinam uma virtude conhecida como paciência;
– e aprendem a ser persistentes e não abandonar os conceitos aprendidos dentro dos 5S.
Para que a autodisciplina seja alcançada deve haver conscientização e um constante aperfeiçoamento de todos no ambiente de trabalho. Pense nas respostas para as perguntas a seguir, como forma de treinamento do programa 5S.
1. O que pode ser jogado fora e o que deve ser guardado?
2. O que pode ser útil para outro setor?
3. O que pode ser consertado?
4. É possível trabalhar de forma a economizar tempo?
5. Como posso agir para melhorar o ambiente de trabalho?
Com o tempo esse modo de pensar torna-se parte da vida das pessoas, passando a ser natural e consciente.
Cada um estando ciente de suas responsabilidades, tendo suas funções definidas e sendo treinado para agir com eficiência mantêm-se a segurança no local de trabalho e o objetivo de alcançar a qualidade é obtido.
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