Skip to main content

Ferramentas Manuais

ferramentas manuais 53e5fb59
Neste DDS vamos conversar sobre as ferramentas manuais de uso cotidiano, que por serem simples podem ser erroneamente consideradas inofensivas. Falar que alicates, chaves de fenda, limas e martelos podem ocasionar acidentes, é considerado por muitos como sem fundamento. Mas a realidade é que sim, podem ocasionar acidentes de trabalho. Mas em qual situação podem […]

Neste DDS vamos conversar sobre as ferramentas manuais de uso cotidiano, que por serem simples podem ser erroneamente consideradas inofensivas.

Falar que alicates, chaves de fenda, limas e martelos podem ocasionar acidentes, é considerado por muitos como sem fundamento. Mas a realidade é que sim, podem ocasionar acidentes de trabalho.

Mas em qual situação podem ocasionar acidentes? Talvez por mau uso, defeito, por estarem sem manutenção ou até mesmo em péssimas condições.

O que podemos dizer então? Primeiramente que se use ferramentas manuais de boa qualidade e lembre-se da regra de ouro: “leia o manual”.

E faça os treinamentos necessários que a empresa deverá fornecer sobre para o uso adequado da ferramenta.

Sabe a “gambiarra”? Esqueça isso, use sempre a ferramenta correta para a atividade, a improvisação pode ocasionar em acidente, exemplo: usar o alicate para bater um prego…

ferramentas manuais
Ferramentas manuais

Se a atividade requer EPI, então use-o! Sua segurança é mais importante.

Para evitar lesões, sempre mantenha os pulsos retos ao usar ferramentas manuais e segure-a de forma correta, ou como dizem, ter uma boa “pegada”.

Em alguns casos que a explosão é um risco, use sempre ferramentas manuais anti-centelhas. Ninguém quer um acidente com explosão.

Se estiver à disposição, ferramentas ergonomicamente corretas são as mais indicadas.

Se a manutenção da ferramenta estiver em dia, além de facilitar seu trabalho, exigirá menos esforço, além de proporcionar um trabalho mais profissional, você terminará sem muito esforço.

Mantenha as ferramentas manuais sempre afiadas, quando for o caso

Falando em ferramentas afiadas, é importante manter elas e as pontiagudas distante de você, evitando então um corte desnecessário.

Vamos voltar a falar de gambiarras: sabe aquela vontade de usar extensões em chave de torque… então, não use, chave de torque devem ser puxadas e não empurradas!

A acomodação das ferramentas deve estar em caixas adequadas, bem como em cintos próprios e NUNCA carregue ferramentas nos bolsos, sabemos que é tentador, mas esqueça isso.

A limpeza e organização do local de trabalho é importante, além de proporcionar um rápido alcance dos materiais em mãos, você evita acidentes.

Resumindo, a organização proporciona: ferramentas fáceis de achar, seguras e com uma duração maior

Importante: caso perceba que a ferramenta está imprópria para o uso, procure seu superior imediato para que seja feita a substituição da mesma e para que o almoxarifado a descarte!

Esperamos que usem e abusem dessas dicas de segurança para ferramentas manuais, tanto no ambiente laboral quanto em suas casas.

Até a próxima!