No DDS Online de hoje vamos falar sobre uma máquina muito usada na construção civil, a betoneira. Vamos ver para que serve esse equipamento, quais os riscos existentes e como fazer para que o trabalhador esteja protegido.

O que é uma betoneira?

Também conhecida como misturador de concreto, é o equipamento utilizado para mistura de materiais como pedra, areia, cimento e água, na proporção adequada para a produção de concreto. Em geral, o teor da mistura é especificado pelo arquiteto, engenheiro civil ou do mestre de obras responsável.

Quando a obra é pequena dá para fazer o concreto manualmente, mas , em obras maiores, é comum vermos o uso de betoneiras, desde modelos pequenos de 100 litros, ou até mesmo através do uso dos caminhões betoneira.

O uso da betoneira, se comparado a mistura manual, diminui a chance de contato do cimento com a pele, inspirações de poeiras e dores devido a má postura.

Entretanto, embora a máquina elimine alguns riscos, ela cria outros.

Para operar a betoneira com segurança vamos usar medidas de proteção coletivas, medidas administrativas e medidas de proteção individuais.

Segurança com betoneira

Uma betoneira para ser adequada a NR 12 precisa possuir o sistema de proteção coroa-pinhão, em outras palavras, as engrenagens e roldanas , não devem estar expostas. E também devemos proteger o motor que deverá estar enclausurado.

A máquina também deve dispor de aterramento elétrico em perfeito estado e trava de segurança. O aterramento elétrico serve para prevenir fugas de energia e proteger os usuários de choques elétricos.

Os EPI recomendados são: 

  • Protetor de ouvido;
  • Óculos de segurança;
  • Máscara específica para poeiras;
  • Luva e Calçado de segurança.

Em termos de medidas administrativas podemos citar os procedimentos operacionais, treinamentos e ordens de serviço.

E por falar em treinamentos, o que você precisa colocar no Power Point para…

Treinamento de operador de betoneira

Vou responder a essa pergunta mostrando um vídeo que contém um exemplo de Power Point para treinar o operador de betoneira.

Todo treinamento de máquina deve ser adaptado para a realidade do trabalho, então, use como base o manual de instruções que betoneira que está sendo usada no canteiro.

É essencial destacar as medidas de prevenção necessárias para a operação segura do equipamento, e também os EPI exigidos.

Esse power point mostrado no vídeo tem 49 slides e inclui diversas outras informações como responsabilidade do operador, diversos vídeos para tornar o treinamento mais dinâmico, recomendações de inspeção e limpeza e muito mais.

E se deseja ter acesso a esse Power Point, saiba que ele é parte integrante do Pendrive Especialista NR 18 Construção Civil

Espero que tenha gostado desse DDS sobre betoneira.


Herbert Bento
Herbert Bento

DDS Online é referência quando se trata de diálogos de segurança do trabalho. Sua missão é compartilhar as boas práticas de segurança para que os brasileiros não percam a saúde devido ao trabalho! Quer receber puro "Conteúdo SST"? Entre no Grupo Silenciado Conteúdo SST onde só eu posto puro conteúdo SST de segunda a sexta.