Skip to main content

Escada Portátil

DDS Escada Portátil
Nesse DDS vamos abordar trabalho seguro em escada portátil. Apresento também diversos tipos de escada portátil.

Nesse DDS falaremos sobre trabalho seguro com escadas portáteis, também conhecidas como escadas móveis. Veremos o que as normas regulamentadoras atualizadas falam sobre escadas, tipos de escadas e também dicas para o trabalho seguro.

Uma escada portátil é aquela escada que não fica fixa onde o operário precisa trabalhar, podendo ser movida para o local desejado. Esse tipo de escada permite uso mais flexível, mas não pode ser usada em todas as situações.

Principais modelos de escada portátil

Não existe apenas um tipo de escada portátil. Dentre os tipos existentes, pode-se citar o banco escada, a escada portátil articulada, escada portátil doméstica, escada profissional extensiva e escada telescópica. Vamos conhecer cada um deles?

Banco escada

O banco escada é um tipo de escada portátil de pequeno porte, o menor de todos. No mercado, pode ser encontrado em madeira e metal, de diferentes formatos, com dois a três degraus.

Escada Portátil do tipo "banco escada". Figura: Botafogo.
Escada Portátil do tipo “banco escada”. Figura: Botafogo.

Como é uma escada pequena, pode ser usada como assento, ou para acesso a pequenos desníveis, usos residenciais, escritórios ou ambientes fechados.

Escada portátil articulada

A escada portátil articulada é maior do que um banco escada. Ela possui articulações, ou seja, pontos onde possui eixos que permitem com que seja dobrada e mude seu formato, adaptando-se às necessidades no serviço a ser realizado.

Escada Portátil do tipo articulada. Figura: Botafogo.
Escada Portátil do tipo articulada. Figura: Botafogo.

Cada articulação possui uma trava, que firma na posição desejada. Com isso, pode-se ter uma escada reta, dobrada ao meio (como na figura acima), ou ainda no formato de andaime.

Escada portátil doméstica

A escada portátil doméstica possui dimensões similares à escada articulada, ou pode ser fabricada em modelos de pequenas dimensões, como as do banco escada, mas sempre possuindo duas partes: uma superior, em formato de alça, onde são inseridos os degraus, e outra oposta, de apoio.

Escada Portátil do tipo escada doméstica. Figura: Botafogo.
Escada Portátil do tipo escada doméstica. Figura: Botafogo.

Nesse tipo de escada, duas travas laterais ou o degrau superior fixam a escada em sua posição firme e estável. Esse cuidado é fundamental para o bom uso desse tipo de escada.

Escada profissional extensiva

Esse tipo de escada portátil se destaca pela flexibilidade de uso, assim como as escadas articuladas. Ela pode ter sua altura elevada ao deslizar uma de suas partes por um guia no extremo da porção inferior, ou ser utilizada dobrada, no formato “pintor”

Escada extensível em sua máxima capacidade. Figura: Botafogo.
Escada extensível em sua máxima capacidade. Figura: Botafogo.

Na forma estendida, sua extensão total depende do modelo de escada. Pode atingir em torno de 7 m de extensão, ou mais.

Escada telescópica

A escada telescópica, dentre os modelos apresentados, é uma das que mais prezam pela praticidade no transporte. É uma escada onde cada degrau é fixo por dois tubos, os quais vão sendo inseridos dentro de outros tubos, compactando a escada quando guardada, conforme se vê na figura a seguir:

Escada portátil do tipo telescópica aberta (esquerda) e fechada (direita). Figura: Charbs.
Escada portátil do tipo telescópica aberta (esquerda) e fechada (direita). Figura: Charbs.

Tamanha praticidade exige mais cuidado no montar a escada. Cada degrau precisa ser travado.

Base legal (normas regulamentadoras)

Dentro das normas regulamentadoras, existe a previsão de uso de escadas portáteis dentro dos serviços na indústria e comércio, mas com restrições. Essas condições são apresentadas, principalmente, dentro da NR-18 Indústria da Construção e da NR-35 Trabalho em Altura. Vou mostrar para você o que cada uma delas diz a respeito:

O que a NR-18 fala sobre escada portátil?

A NR-18 indica que o tipo de escada e o uso dependem das condições de serviço. Não é permitido o uso da escada portátil para transpor níveis, isto é, passar de um pavimento para outro, ou nas proximidades de portas (ao abrir a porta, pode bater na escada e levar a desequilíbrio), locais onde pode haver queda de materiais, bases sem sustentação (como solo não compactado) ou ainda onde houver redes energizadas nas proximidades.

Pela NR-18, fica clara a utilização de escada portátil para serviços em que não seja possível desempenhar corretamente a tarefa no nível do solo, e outra solução seria muito cara, complicada ou exigiria muita mão de obra. Alguns exemplos de utilizações: parafusar uma luminária, fixar uma placa de tomada no bastidor, fazer um recorte de pintura.

O que a NR-35 fala sobre escada portátil?

A NR-35 não possui prescrições específicas sobre a escada portátil, mas sobre as condições de trabalho em altura de forma generalizada. O trabalho em altura é definido como sendo aquele executado acima de 2,00 m de altura, havendo risco de queda. Como mostrei há pouco, temos escadas portáteis que alcançam alturas superiores, então é necessário considerar as medidas de proteção previstas nessa NR.

Dicas de trabalho seguro em escada portátil?

Requisitos gerais

Segundo a NR-18:

  • as escadas devem ter espaçamento entre degraus de 25 a 30 cm;
  • os degraus devem possuir material antiderrapantes;
  • o piso onde estiverem apoiadas precisa ser antiderrapante;
  • devem ser fixadas em apoios adequados (sapatas) ou terem dispositivos que evitem que haja escorregamento;
  • apenas uma pessoa pode usar as escadas portáteis por vez.
Dicas de trabalho seguro em escada portátil
Dicas de trabalho seguro em escada portátil
  • a escada portátil, de acordo com o modelo, suporta de 120 a 150 kg. Um profissional adulto terá na faixa de 80 a 100 kg, sendo necessário carregar mais alguma ferramenta ou utensílio durante o trabalho;
  • as ferramentas ou utensílios precisam ser carregados de forma segura;
  • ao subir ou descer, o profissional precisa estar apoiado em três pontos;
OBS: Se um profissional carrega cargas com as duas mãos até o topo da escada, vai ficar com menos pontos de apoio. É por isso que sacos ("bocós") são úteis para permitir esse deslocamento de maneira adequada. Levantar a carga antes de subir na escada também é mais adequado.

Um ponto importante a ressaltar no manuseio de escadas e quaisquer outros equipamentos, na indústria da construção civil e outras, consiste no cuidado nesse manuseio. Bater, jogar, guardar em local não abrigado, etc. configuram mau uso e fazem com que a escada não desempenhe corretamente seu papel e possa perder estabilidade.

Escadas articuladas

Nas escadas articuladas, cada articulação possui uma trava com gatilho.

  • antes de subir na escada, segundo os fabricantes, o usuário deve verificar se o botão da trava está na posição correta, ou seja, se houve o travamento;
Infelizmente, ainda há o uso de siglas em inglês nas escadas, existindo a posição "L" ou "O", do inglês "lock" ou travada, e "open" ou aberta. Mais simples, para orientação aos trabalhadores, é ver o travamento pelos desenhos de cadeado que existem ao lado do botão de travamento.

Escadas extensíveis

A escada portátil extensiva possui pelo menos duas partes. Segundo a NR-18, deve-se garantir que haja pelo menos 1 m de sobreposição entre as partes. O apoio da base da escada é feito de forma que fique inclinada. Esse apoio deve ser entre 1/5 e 1/3 em relação à altura.

Se a escada portátil extensiva tiver mais de 7 m, existe uma exigência adicional. Deve haver um sistema de travamento por tirante ou trava de segurança para impedir que os montantes fiquem soltos.

Escadas de madeira

  • Escadas de madeira não podem apresentar farpas, saliências ou emendas, segundo a NR-18.
  • Outro cuidado importante, é o armazenamento da escada em ambiente seco, quando fora de serviço, para evitar o apodrecimento e tornar o uso mais seguro.

Escadas metálicas

As escadas metálicas são produzidas de forma industrial, como a articulada, banco escada, portátil extensiva, dentre outras. Esses produtos são certificados por entidades registradas no Inmetro, seguindo portarias como a 615/2012 e 616/2012.

Nessas portarias, são apresentados alguns requisitos bem importantes nessas escadas metálicas:

  • Parafusos, porcas e pinos firmes.
  • Degraus com recursos antiderrapantes (frisados, corrugados, serrilhados, denteados, etc.).
  • Extremidade inferior da escada também antiderrapante.
  • A plataforma, que é aquele tampo superior das escadas portátil do tipo banco escada e escada portátil doméstica, deve ser arredondada em suas duas pontas, com raio de 15 mm.
  • Placa com informações de uso e fabricante.
  • Resistir a esforços de carga pelo usuário, em suportes, à torção e flexão nos tubos que as formam.
  • O selo de conformidade deve ter vida útil de dez anos.

Outras sugestões de DDS?

Que tal ver mais alguns DDS?

DDS – Transpaleteira

Segurança na operação de empilhadeira

Checklist do cabo de aço