Neste DDS vamos relacionar 7 coisas que fazemos em nosso trabalho e nem imaginamos que fazemos errado, relacionadas a saúde no escritório.

É incrível como hábitos adquiridos ao longo de nosso desenvolvimento como pessoas, atitudes provenientes do “senso comum”, ou até mesmo por “preguiça”, acabam nos prejudicando a longo prazo.

A forma como sentamos, a postura diante de um equipamento, a forma como nos abaixamos para pegar algo pesado, ou até mesmo deixarmos de dar uma relaxada depois de longas horas fazendo a mesma atividade, são atitudes que podem gerar lesão muscular ou alguma doença ocupacional.

Você já deve ter ouvido falar na LER (Lesão por Esforço Repetitivo) ou DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), são siglas que definem lesões por atividades repetitiva e sobrecarga no trabalho.

Mas vamos entender mais um pouco do significado.

L.E.R. são lesões causadas por tarefas repetitivas, esforços vigorosos, vibrações ou posições desagradáveis por longos períodos.

D.O.R.T. foi criada para substituir a sigla L.E.R. pois além da atividade repetitiva são consideradas outros tipos de sobrecarga no trabalho, como por exemplo, manter os músculos contraídos por muito tempo e má postura são condutas que ocasionam lesões também aos músculos.

Essas lesões são características por dor, formigamento, dormência sensação de agulhadas ou pontadas, diminuição da força muscular, inchaço, limitação de movimentos, e etc…

Mas vamos ao que interessa, as 7 coisas que você faz errada (e nem imagina que está fazendo):

Coisa errada #1

Sentar sem apoiar a coluna no encosto da cadeira, ou como mais comumente acontece: sentar corretamente e ao decorrer do tempo você acabar “deitando”, você estará fazendo bastante mau a sua coluna.

Jeito Certo: Sentar-se adequadamente é importante, com a cadeira posicionada e equilibrada, com as costas do trabalhador rentes e encaixadas ao encosto.

Coisa errada #2

Em vez dos pés ficar apoiados completamente no chão, costuma-se ficar com pernas cruzadas, esticadas e etc.

Jeito Certo: Seus pés devem ter contato completo com o chão ou apoiados em suporte específico.

Coisa errada #3

Deixar os braços sem o apoio da cadeira, deixando-os suspensos;

Jeito Certo: Os braços deverão estar apoiados nos braços da cadeira de forma a ter sustentação e conforto ao digitar.

Coisa errada #4

Ao usar um teclado, apertar as teclas com força e apoiando o punho na mesa ao digitar;

Jeito Certo: Os cotovelos deverão estar em um ângulo de 90 graus em relação aos ombros e punhos, onde punhos deverão permanecer retos em relação ao antebraço.

Coisa errada #5

Regular o brilho do monitor no máximo, enquanto trabalha com baixa luz ou ausência da mesma.

Jeito Certo: Ajustar o brilho do monitor e a iluminação de acordo com o ambiente de forma a não ser excessivo e não prejudicar seus olhos.

Coisa errada #6

Trabalhar com o monitor fora da altura dos olhos, muito próximo e em uma posição que você fique “torto”.

Jeito Certo: Manter o monitor a sua frente, na altura de seus olhos e com um mínimo de 60cm de distância de seus olhos.

Coisa errada #7

Trabalhar sentado por longos períodos sem pausa.

Jeito Certo: Dar pausas a cada hora, onde você possa levantar, se alongar, tomar um café ou andar um pouco, pois assim evitará a temida DORT.

Claro que se você analisar com um pouco de bom senso sua rotina de trabalho é possível que você descubra mais “coisas” que podemos acrescentar a essa lista. O que você pode acrescentar?

Até a próxima!


Herbert Bento
Herbert Bento

O DDS Online foi fundado em 2009 e tornou-se referência no ramo de diálogos de segurança do trabalho. A missão do DDS Online é compartilhar as boas práticas de trabalho para que os brasileiros possam voltar sadios para suas famílias depois de um dia de serviço!