Colesterol é um tipo de gordura que nosso próprio organismo produz, porém deve-se evitar o nível de colesterol alto. Está presente em diversos tipos de alimentos de origem animal, como carne, leite integral e ovos.

No nosso organismo, o colesterol desempenha papéis importantes, entre eles produção de hormônios sexuais, metabolismo das vitaminas A, K, E e D e fabricação da bílis (que ajuda na digestão de gorduras). Ele também é o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração.

Perigos do colesterol alto

Apesar de ser tão importante assim, em altas quantidades, o colesterol pode ser extremamente perigoso, propiciando o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Ele pode se depositar nas paredes das artérias, que levam sangue para todo o corpo, fazendo com que se crie um bloqueio para o sangue.

Tipos

Existem dois tipos: o HDL (bom colesterol) e o LDL (mau colesterol).

O LDL, em excesso, fica depositado nas artérias, bloqueando a passagem de sangue, originando diversos problemas como: ataques do coração, derrame, aterosclerose.

Esta última é caracterizada pelo acúmulo de placas de gorduras no interior da parte de uma artéria.

O HDL atua justamente na remoção das placas de gordura acumuladas nos vasos e eliminando-as na bílis e através das fezes, facilitando a passagem de sangue.

Altos níveis de HDL no sangue representam um menor risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Existem inúmeros fatores que contribuem para seu aumento, entre eles estão às tendências genéticas ou hereditárias, obesidade, sedentarismo e dieta.

Certos alimentos tem grandes quantidades de colesterol e devem ser ingeridos com moderação.

Entre esses alimentos estão: bacon, creme de leite, gemas de ovos, carnes vermelhas, camarão, biscoitos recheados, chantilly, sorvetes cremosos, queijo amarelo, creme de leite, vísceras e lagosta.

Existem remédios para controlar o colesterol, mas deve-se usar junto com mudança no estilo de vida: redução do estresse, prática regular de exercícios físicos, manter o peso sobre controle e dieta saudável.

Existem alimentos que ajudam a reduzir o colesterol, entre esses destacamos: aipo, mamão, couve-flor, ameixa preta, bagaço de laranja, pera, azeite de oliva, ervilha, pão integral, aveia, mandioca, cenoura, pêssego, cereais integrais, feijão, farelo de trigo, figo, vegetais folhosos e cevada.

Seguem algumas dicas para você se prevenir de um aumento no colesterol, ou até mesmo para diminuí-lo:

• Pratique exercícios físicos regularmente;

• Controle seu peso;

• Não fume;

• Evite levar uma vida estressada;

• Seja rigoroso no controle dos níveis de gordura e colesterol;

• Coma mais frutas e vegetais;

• Utilize derivados de leite pobres em gordura, como o leite desnatado, iogurte desnatado e sorvetes light;

• Evite frituras;

• Coma alimentos ricos em fibras, as fibras ajudam a reduzir as taxas de colesterol.


Herbert Bento
Herbert Bento

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