Skip to main content

Embriaguez no trabalho dá justa causa

embriaguez no trabalho da justa causa 008bae8d
Será que Embriaguez no trabalho dá justa causa? Vamos falar sobre isso! Você Já ouviu falar nessa frase: “O trabalho enobrece o homem.” ? Pra maioria de nós, o trabalho é a principal fonte de renda. Com essa fonte de renda podemos manter nossa família e comprar bens materiais: casa, móveis, eletrodomésticos, carro, etc. O trabalho […]
Será que Embriaguez no trabalho dá justa causa? Vamos falar sobre isso! Você Já ouviu falar nessa frase: “O trabalho enobrece o homem.” ? Pra maioria de nós, o trabalho é a principal fonte de renda. Com essa fonte de renda podemos manter nossa família e comprar bens materiais: casa, móveis, eletrodomésticos, carro, etc. O trabalho também pode ser fonte de realização pessoal. A dedicação no trabalho pode ser recompensada pelo empregador e também pelos colegas. O bom trabalhador será reconhecido pelos seus colegas através da divulgação de boas referências. E ter boas referências é muito importante na hora de trocar de emprego, certo ? Então é muito importante que você deixe problemas pessoais fora do ambiente de trabalho. E, MAIS IMPORTANTE AINDA, nunca faça uso de bebidas alcoólicas antes ou durante a jornada. As empresas não aprovam esse tipo de comportamento. A embriaguez no local de trabalho pode dar JUSTA CAUSA. Imagina uma justa causa na sua carteira de trabalho? Vamos ver um caso real ?

Empregado bebeu cerveja e levou JUSTA CAUSA

Um empregado tumultuou o ambiente de trabalho após ter ingerido cerveja no horário de almoço, tendo admitido em público tal prática. Embriaguez no trabalho dá justa causa Esse empregado foi demitido por JUSTA CAUSA e depois ingressou com ação trabalhista. Lembre-se que na demissão por JUSTA CAUSA o empregado perde o direito as indenizações. Em juízo o empregado confessou que bebia cerveja durante o horário de almoço e disse que isso não acarretava embriaguez! Geralmente, quem bebe não admite que esse hábito altera seu estado emocional. Quem bebe não percebe o tamanho do estrago que a bebida traz para si, para sua família e também para sua profissão! O empregado perdeu na 1a instância e recorreu. O caso foi parar no TST (Tribunal Superior do Trabalho) em Brasília/DF. Os Ministros do TST deram ganho de causa pra empresa. No final, o empregado perdeu.

Outras práticas empresariais

Nem todas as empresas praticam a demissão com justa causa. Empresas diferentes tem práticas diferentes para lidar com a embriaguez. Algumas empresas prevêem o uso de teste para detectar álcool ou drogas. E no caso de teste positivo, o funcionário é encaminhado para tratamento em clínicas especializadas.
Outras empresas podem simplesmente demitir sem justa causa o trabalhador suspeito de uso de álcool. Outras empresas podem simplesmente mudar o horário do funcionário, quando o consumo de álcool acontece apenas em horários específicos, como nos fins de semana por exemplo. Mas, a verdade é que nenhuma empresa vai aprovar esse tipo de comportamento. E esse hábito é ruim pra sua profissão.

O que diz a CLT sobre embriaguez?

Vale deixar claro que a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) prevê, no artigo 482, alínea “f”, que a embriaguez é falta grave por parte do empregado, sendo este um dos motivos que constitui a extinção do contrato de trabalho por justa causa. Quando a CLT diz que a embriaguez é motivo para justa causa, está pensando na proteção do trabalhador. Porque em estado de embriaguez o trabalhador pode sofrer prejuízo maior que a própria demissão, por exemplo, no caso de um acidente grave que pudesse ocasionar sua própria morte. Então, lembre-se: O hábito de ingerir bebidas alcoólicas antes e durante a jornada, além de ser péssimo para sua reputação, também pode levar a uma demissão por JUSTA CAUSA. Não beba antes ou durante o expediente. Nem todas as empresas irão optar pela punição mais severa, que é a JUSTA CAUSA. Mas o trabalho é muito importante pra sua vida. Então cuide do seu trabalho com amor e dedicação. Fonte: 1) Bate-papo com colegas do GEST 2) http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/embriaguez.htm