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Relacionamento interpessoal, o que é isso?

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Durante o período de trabalho, as pessoas se veem diante das mais diversas situações. Para saber como lidar com cada uma delas, é necessário que haja um convívio com os demais. Daí surge um conceito denominado “relacionamento interpessoal”. Quando nos relacionamos com uma ou mais pessoas, estamos promovendo o relacionamento interpessoal. Esses relacionamentos são movidos […]
Durante o período de trabalho, as pessoas se veem diante das mais diversas situações. Para saber como lidar com cada uma delas, é necessário que haja um convívio com os demais. Daí surge um conceito denominado “relacionamento interpessoal”. Quando nos relacionamos com uma ou mais pessoas, estamos promovendo o relacionamento interpessoal. Esses relacionamentos são movidos por emoções, atitudes, sentimentos, etc. De acordo com o grupo no qual nos encontramos, nos portamos de diferentes formas. Por exemplo, em família, no trabalho, com os amigos, etc. Portanto, um dos fatores que serve de impulso para a carreira é a forma pela qual os relacionamentos se realizam. Quando existe comprometimento na realização das atividades, o sucesso profissional aparece como consequência das ações realizadas. Antigamente o mercado de trabalho visava basicamente às habilidades técnicas, a prática, o tempo de trabalho, etc. Hoje ganhou-se espaço para as habilidades comportamentais de flexibilidade, inteligência emocional, criatividade, pró-atividade, dentre outras. Não basta que alguém seja um excelente profissional sem que possua a percepção de que cada pessoa é única e que deve haver respeito em relação às diferenças de cada um. A forma de agir e pensar tem influência direta nos relacionamentos no ambiente de trabalho. Por exemplo: quando uma pessoa vai trabalhar mau humorada, sem motivação, desconcentrada, aquele que costumava ser um ambiente sadio acaba contaminado pelas energias negativas provenientes dessa pessoa. Mas, se ao invés disso, houver a instauração de um clima harmônico, positivo, onde o respeito às diferenças predomina, o ambiente se tornará sadio, propício ao desenvolvimento de atividades. E como fazer para manter a saúde do ambiente de trabalho? A base de tudo está no respeito e na responsabilidade individual. Antes de haver comunicação com as outras pessoas, é essencial que cada um saiba quais são suas qualidades e defeitos, para que possa, em conjunto com os demais, unir forças em prol do bom desenvolvimento do trabalho. Antes costumava-se dizer que “os problemas pessoais ficam da porta pra fora, na empresa todos são profissionais”. Porém, hoje o mercado já reconhece que os trabalhadores são seres humanos, e como tais, possuem sentimentos e emoções, e que os relacionamentos interpessoais são baseados nessas características. Portanto, o autoconhecimento (conhecimento pessoal) deve ser trabalhado diariamente, para que o trabalhador seja capaz de assumir o controle de suas emoções, não deixando que estas o afetem durante a jornada de trabalho.
Vejamos então algumas dicas para melhorar o relacionamento interpessoal: – Desenvolvimento de espírito de cooperação e trabalhos em equipe; – Realização de pesquisas periódicas de clima organizacional; – Manter um canal de comunicação aberto com a equipe, para minimizar tensões acerca dos relacionamentos; – Desenvolvimento de gestão participativa; – Desenvolvimento de diálogos francos com todos os membros da equipe, facilitando o feedback (resposta); – Respeitar as diversidades pessoais e culturais; – Estabelecer um clima de confiança entre os membros da equipe. Nunca se esqueça que, para aprender a lidar com outras pessoas, é essencial que aprenda a lidar com você mesmo. O crescimento profissional é baseado em relacionamentos. Relacione-se bem, para conseguir vencer na vida!