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Maio Amarelo – Segurança no Trânsito

DDS Maio Amarelo
Tema quente para o mês de maio: DDS Maio Amarelo!

Seja bem vindo a mais um DDS aqui do DDS Online. Aqui é o Herbert Bento e hoje vamos abordar o maio amarelo, tema de DDS muito requisitado no mês de maio.

O maio amarelo é uma campanha que busca maior segurança no trânsito por meio de ações de conscientização. Sempre surgem ações ensinando que os mais desprotegidos têm preferência (pessoas, ciclistas e veículos pequenos), importância da faixa de pedestres e muitos outros temas relevantes.

Além disso, você sabia que a segurança do trabalho faz parte da campanha do maio amarelo? Vamos entender isso melhor neste DDS!

Veja também: os meses do ano e suas diversas cores e ações de conscientização.

Maio Amarelo (DDS)
Maio amarelo: uma campanha pela segurança no trânsito e no trabalho.

Por que o maio amarelo faz parte da segurança do trabalho também?

O trânsito de pessoas, ciclistas e veículos diversos faz parte do cotidiano particular das pessoas, para suas atividades mais corriqueiras. Por outro lado, a atividade exercida durante o trabalho também pode envolver, em maior ou menor tempo, a interseção com áreas onde ocorre a circulação dessas pessoas e veículos. Desse modo, quando falamos em maio amarelo, também estamos falando em segurança do trabalho!

Situações de exemplo para usar no maio amarelo

Limpeza urbana e o trânsito

Os serviços de limpeza urbana estão diretamente relacionados ao trânsito e isso fica bem claro na NR-38 – Segurança e saúde no trabalho nas atividades de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Os cuidados envolvem os trabalhos na rua, com veículos ou mesmo dentro das instalações das empresas:

  • Trabalhos na rua: a NR-38 reforça que os trabalhadores coletores só podem andar no estribo do veículo compactador em velocidade adequada e subir nele quando o caminhão estiver parado. Isso evita quedas ou a chance de atropelamentos.
  • Trabalho com os veículos:  cada veículo precisa de inspeções periódicas para que sua condição de funcionamento propicie segurança.
  • Dentro das instalações das empresas: aterros ou estações de transbordo podem exigir manobras de veículos, o que demanda cuidados quanto à presença de pessoas nos pontos-cegos.

Mesmo que o trabalho de limpeza urbana não envolva veículos, como no caso de varrição com lutocar, raspagem de meio-fio e outras atividades, elas são feitas nas vias públicas e não somente envolvem a circulação em calçadas. Desse modo, é preciso muito cuidado e atenção à manobra, estacionamento ou circulação de veículos de particulares, mesmo em ruas que pareçam pouco movimentadas.

Por isso, isso é um bom assunto para seu DDS sobre maio amarelo.

Veja também: [NR-38] Guia do Profissional SST

Equipamentos de guindar na rua

Além da limpeza urbana, outro setor que pode precisar utilizar as ruas é a construção civil. O uso de pré-fabricados de concreto e estruturas metálicas é uma opção construtiva para obras rápidas, e também exige cuidados especiais de segurança do trabalho e de segurança de trânsito.

Para circular nas vias públicas com cargas de grandes formatos e guindastes, é necessário possuir autorização especial de trânsito (AET) e trafegar com escolta. Ao chegar no local da obra, é preciso atenção se o equipamento de guindar vai ficar dentro do canteiro ou fora.

DDS maio amarelo
Sugestão de tema para seu maio amarelo: equipamentos de guindar em vias públicas

Quando o equipamento de guindar fica fora do canteiro, na rua, é preciso pedir autorização dos órgãos competentes para interdição da via, com isolamento da mesma. Não é seguro permitir que veículos ou pessoas circulem embaixo da lança ou mesmo desviem as patolas do equipamento de guindar. Ninguém deseja que a carga caia, mas caso acontecer, o risco e os danos devem ser minimizados.

Por isso, esse também é um bom conteúdo para seu DDS sobre maio amarelo.

Sugestão de DDS: Empilhadeiras, operação segura

Manutenção de vias públicas

Também na NR-38, fala-se da manutenção das vias públicas, como raspagem e pintura de meio-fio. Outros serviços podem ser de pintura de faixas de pedestres, pintura divisória de faixas em ruas e outras demarcações.

Varia bastante a técnica de pintura adotada de local para local. Alguns municípios usam máquinas com dispersão de tintas em pó, enquanto outros recebem pinturas com tinta acrílica comum ou cales para pintura.

Independentemente da técnica ou dos equipamentos cuidados, cabe muita atenção ao trânsito. O trabalhador nunca pode começar suas tarefas sem um isolamento de trânsito com o uso de cones ou outros separadores, para avisar aos motoristas onde está trabalhando.

Viu? Outro bom conteúdo para seu maio amarelo.

Outros pontos de risco nas vias

Vários trabalhadores, mesmo que não tenham ou prefiram não ter um veículo, podem utilizá-lo em função da sua atividade profissional (montadores, manutenção e instalação de internet, etc.). Além de todos os cuidados básicos consigo mesmo (não ingerir bebida alcóolica, dormir adequadamente, ter visão adequada ou óculos para correção), o trabalhador deve se cercar de cuidados além de sua tarefa ou entrega a cumprir.

Nas vias existem riscos como a circulação de pessoas fora de faixas de pedestres, animais, presença de bueiros destampados ou deslizamentos de terra. Em alguns casos, moradores ou o poder público providenciam um isolamento ou pelo menos uma sinalização. Para os outros casos, o trabalhador precisa andar atento.

Mais um bom conteúdo para seu maio amarelo.

Problemas em veículos nas rodovias

Existem riscos externos nas vias urbanas ou rodovias, e o trabalhador fez a inspeção do veículo de trabalho antes de sair. Mesmo assim, houve algum problema mecânico. Nesses casos, é muito importante que o trabalhador guie o carro ao acostamento e sinalize o trânsito com vegetação, cones ou triângulos, conforme a Legislação de Trânsito.

DDS Maio Amarelo
Sugestão de tema para seu maio amarelo: defeitos e problemas diversos.

Em geral, por questões legais de desvio de função, os trabalhadores podem ter de dirigir, mas não são obrigados ou mesmo capacitados para fins de manutenção. Em função disso, em caso de problemas em veículos, é preciso agir para esperar o socorro em segurança.

Estabelecimentos em mais de uma quadra

No trabalho urbano, como no comércio, é comum que as empresas expandam pela compra e construção de lojas maiores num terreno vizinho ou, por vezes, até no lado oposto da rua. Alguns supermercados, por exemplo, possuem a área de vendas em uma quadra e o depósito na quadra oposta.

Quando há essa divisão do espaço físico da empresa, o colaborador precisa ter muito cuidado ao exercer suas tarefas. Além de verificar a condição de trânsito ao atravessar, é adequado que use carrinhos ou recursos que favoreçam o deslocamento com a carga.

Outro bom assunto para seu DDS sobre maio amarelo.

Áreas de manobra e estacionamentos

Grandes lojas de departamentos, atacarejos, materiais de construção e várias outras possuem estacionamentos igualmente grandes, principalmente nos centros e metrópoles regionais. Colaboradores das empresas costumam auxiliar na carga e descarga das compras, ou eventualmente até fazem a coleta de carrinhos de compras que são deixados de qualquer modo ao longo do pátio.

Nessa tarefa, alguns colaboradores costumam agrupar dezenas de carrinhos ou buscam fazer as tarefas de maneira extremamente ágil. Isso não é de todo mal, mas cabe sempre lembrar que o estacionamento é uma área de manobra, com pontos cegos, pessoas por vários lados e veículos trafegando. Quedas e atropelamentos, mesmo em condição de tráfego lento, exigem cuidados.

Entregadores de aplicativos ou diretamente contratados

Entregadores de aplicativos ou que fazem o delivery de restaurantes são, das funções que tratamos neste DDS, talvez os mais expostos aos riscos do trânsito. A combinação entre a necessidade de serviços ágeis, veículos com motoristas muito expostos e remunerações por produtividade gera grandes riscos.

DDS Maio Amarelo motoboy
Sugestão de tema para seu maio amarelo: entregadores

Infelizmente, as melhores ações possíveis envolveriam a mudança na forma com que esses serviços são feitos, o que vai além da segurança do trabalho ou de trânsito. Para mitigar os problemas, é importante a utilização de capacetes, roupas adequadas para manter a temperatura corporal, protetores de joelhos ou outros elementos adicionais.

Conforme cita a legislação de trânsito, a moto deve ter antena corta-pipa. Esse é outro recurso muito importante e que ajuda a salvar vidas.

Conclusão

Nesse DDS busquei apresentar situações práticas, para você usar no seu DDS sobre maio amarelo. Vimos várias situações onde a segurança do trabalho e no trânsito caminham juntas. Várias são as atividades profissionais onde os trabalhadores podem, em maior ou menor grau, estarem expostos ao trânsito e precisarem de cuidado ao exercerem suas atividades.

Na área da limpeza urbana, a NR-38 trouxe várias novidades buscando essa segurança. Na construção civil, a NR-18 destaca o uso dos equipamentos de guindar, o que pode, também, interferir na rotina próxima ao canteiro de obras.

Além desses setores, o uso de áreas de estacionamento, manobra, circulação entre partes da empresa ou pequenas tarefas diárias podem expor o trabalhador ao trânsito e aos riscos. É por isso que a CIPA e outras entidades de segurança do trabalho na empresa precisam agir ativamente para sempre conscientizar desses riscos, por menores que sejam.

E nas atividades que são 100 % ligadas ao trânsito, como a de entregadores de aplicativos ou de delivery, maiores devem ser os cuidados. Há uma extensa combinação de fatores que contribuem para acidentes de trabalho, exigindo atenção de toda a sociedade.

Veja também: junho verde.

Para aprender mais sobre segurança do trabalho

Para você que está aqui lendo esse DDS sobre maio amarelo, se você é um Profissional SST, te convido a conhecer meu outro site, o Blog Escola da Prevenção. Lá eu crio conteúdo sobre Normas Regulamentadoras Atualizadas pensando nos Profissionais da área. Veja alguns exemplos:

[NR-11] Guia Do Profissional SST

[NR-01] Guia Do Profissional SST

[NR-05 CIPA] Guia Do Profissional SST