Setembro amarelo

Segundo o CVV (Centro de Valorização da Vida), a cada 45 minutos um brasileiro comete suicídio. Por isso, durante o mês de setembro ocorre o setembro amarelo. Trata-se de um conjunto de ações de divulgação para conscientizar a população desse problema, além de divulgar formas de prevenção. “Permitir que as pessoas desabafem e falem sobre […]
03/09/2019

Segundo o CVV (Centro de Valorização da Vida), a cada 45 minutos um brasileiro comete suicídio. Por isso, durante o mês de setembro ocorre o setembro amarelo.

Trata-se de um conjunto de ações de divulgação para conscientizar a população desse problema, além de divulgar formas de prevenção.

“Permitir que as pessoas desabafem e falem sobre seus sentimentos sem receber críticas é um meio de evitar que se pense na morte como solução para as dores.

A morte em si já é um tabu. Morte por suicídio costuma ser ainda mais, pois toca em questões de escolhas, crenças e barreiras sociais. Nesse sentido, muitas vezes há pouco debate e divulgação.

Em junho deste ano o CVV lançou uma série de vídeos para se prevenir o suicídio entre jovens e adolescentes, faixa etária em que mais cresceram os índices de suicídio no país.

É uma iniciativa para permitir que toda a população se engaje na causa e possa se capacitar para identificar sinais, pedir e oferecer ajuda. “

Ligue 188

Qualquer pessoa pode ligar gratuitamente para o número 188.

Através desse número, a pessoa que está precisando de apoio emocional, pode conversar com um voluntário do CVV.

Funciona em todo o território nacional, 24 horas todos os dias, de forma gratuita.

O atendimento é feito por um voluntário, com respeito, anonimato, que guardará estrito sigilo sobre tudo que for dito. São pessoas treinadas para conversar com todas as pessoa que procuram ajuda e apoio emocional.

Durante a divulgação do setembro amarelo o número 188 também será feito conhecer a muitas pessoas.

Vídeos de apoio e educacionais

Com o apoio da UNICEF, o CVV lançou uma série de vídeos para prevenção do suícidio.

O objetivo é reduzir os crescentes índices de suicídio entre jovens e adolescentes no país.

Todos os materiais estão disponíveis ao público para uso gratuito e livre e, dessa maneira, compartilham informações de qualidade e na linguagem adequada, favorecendo o diálogo aberto, livre de mitos e tabus sobre o assunto.

Para visualizar os vídeos, visite o canal do CVV no Youtube.

Links úteis sobre setembro amarelo:

Site do CVV : cvv.org.br

DDS sobre cores e seus meses respectivos.



Fundado em novembro de 2008, o DDS Online contribui para a área de Segurança e Saúde Ocupacional através da divulgação de temas para DDS e cursos online.

Nos siga

© 2022 Escola da Prevenção - Herbert B Faria Treinamentos CNPJ 18.768.540/0001-85 Todos os direitos reservados.