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Sistema de Gestão da Qualidade. Responsabilidade e comprometimento da alta direção

O Sistema de Gestão da Qualidade está baseado na NBR ISO 9001 que é a norma que certifica um produto ou serviço prestado. A adoção dessa norma deve nascer no âmbito da alta direção da empresa, onde a mesma é adquirida no site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e a partir daí começa […]

O Sistema de Gestão da Qualidade está baseado na NBR ISO 9001 que é a norma que certifica um produto ou serviço prestado.

A adoção dessa norma deve nascer no âmbito da alta direção da empresa, onde a mesma é adquirida no site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e a partir daí começa uma série de mudanças na organização, partindo da delegação de um responsável pela implantação da norma.

A alta direção tem como responsabilidade criar a política, meta, missão, visão, objetivo da qualidade que é definido em fase de planejamento.

O processo também contempla as fases de implantação (execução), onde são delegadas funções a cada colaborador, fase de checagem, se a execução está sendo realizada de acordo com o planejado e a fase de agir, entrar com medidas preventivas e/ou corretivas em cada processo checado. O alvo é a busca da melhoria contínua, não tendo nenhuma não conformidade realizada por auditoria externa, a empresa é aprovada e assim então recebe a certificação.

A alta direção não deve ficar imparcial em nenhuma fase da implantação, ela deve ser participativa e atuante junto aos colaboradores, clientes e resultados.

É de responsabilidade da alta direção

• Comprometimento

• Comunicação

• Assegurar o atendimento a todos os requisitos

• Estabelecimento da política da qualidade

• Condução de análises críticas

• Satisfazer o cliente

• Política da qualidade seja apropriada para a organização

• Objetivos da qualidade

• Planejamento do sistema de gestão da qualidade

• A integridade do sistema

• Definir responsabilidades e autoridades

• Indicar um membro

• Receber resultados

• Melhorar o sistema

• Prover recursos necessários

• Infraestrutura

• Gerenciar as condições do ambiente de trabalho

A participação da alta direção é imprescindível no que tange ao sucesso do sistema de gestão da qualidade implantado, na cooperação dos funcionários e na satisfação dos clientes.

A empresa aberta possui uma visão sistêmica e acompanha a gestão de mudança no mercado globalizado, fomenta o bem estar de seus colaboradores, visa o melhor produto ou serviço prestado a seus clientes.

Gestor comunique-se com a alta direção da empresa é o nível de potencial poder de decisão para que seu trabalho se desenvolva e alcance sucesso com o envolvimento de todos.

É um efeito pirâmide, as ordens e mudanças vem de cima para baixo, contemplando a todos de maneira uniforme e a disseminação de informação, inovação e mudanças ficam mais claros e fáceis de se trabalhar.

Se a alta direção não for qualificada, não tiver conhecimento necessário, gaste tempo para capacitá-los, hoje está sendo investido tempo e informação para alimentar os empresários que são aqueles que irão mudar a história da empresa com reflexos em nossa economia e sociedade.

Alta administração promova e participe de todos os processos de sua organização, a visão sistêmica, ampla e global irá impulsionar a empresa para a conquista de mercado interno e externo e ser bem quista na globalização que vivemos hoje.

A responsabilidade e o comprometimento demonstram a verdadeira essência de uma organização.