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Consciência ecológica nas empresas e para a sociedade

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A questão ambiental está ganhando espaço, sendo palco de discussões globais, conferências, palestras e campanhas. Por que tudo isso vem acontecendo? Por que a cada ano as consequências dos impactos causados no passado vem nos assolando de maneira mais feroz. Isso é uma cadeia, no Brasil, temos a melhor Legislação Ambiental, a deficiência fica por […]

A questão ambiental está ganhando espaço, sendo palco de discussões globais, conferências, palestras e campanhas. Por que tudo isso vem acontecendo? Por que a cada ano as consequências dos impactos causados no passado vem nos assolando de maneira mais feroz.

Isso é uma cadeia, no Brasil, temos a melhor Legislação Ambiental, a deficiência fica por conta do não cumprimento ou falta de fiscalização. As empresas tem o dever de cumprir as leis e promover a qualidade ambiental e a sociedade de colaborar com tal questão que é de responsabilidade de todos.

O mercado está cada vez mais exigente, com acordos internacionais, a certificação ISO 14001 vem fechando o cerco com as empresas que não tem compromisso ambiental. Isso é questão de sobrevivência, pois, empresas certificadas precisam ter parceiros que também sejam certificados ou perdem para a concorrência, o cliente (consumidor de produtos ou serviços), está adquirindo mais conhecimento e com isso está cada vez mais crítico e as leis e normas mais rigorosas.

Esse novo perfil deve ser assumido por todas as empresas em sua administração: ter uma visão, política e meta ambiental adotada para não sofrer com o que esta por vir.

Devemos levar em consideração alguns quesitos.

Sobrevivência humana: se as empresas continuarem contaminando o meio ambiente, oferecendo produtos tóxicos aos consumidores, burlando leis ambientais e do trabalho, a sobrevivência humana estará ameaçada pelos gigantes da indústria.

Consenso público: a população deve conhecer e participar mais de audiência públicas, recusar produtos, se envolver na elaboração de plano diretor de sua cidade, ser mais exigente com os vereadores que elegeram, se comprometer mais e ser menos omisso ou levar a política na brincadeira, pois a decisão de um gera consequência para todos.

Oportunidades de mercado: o Brasil deve aproveitar a questão ambiental que está inserido e acompanhar as tecnologias e estudo que são desenvolvidos a cada dia e se desenvolver em cada oportunidade de negócios que aparecem quando recebemos visitas de outros países e quando visitamos outros lugares.

Redução de riscos: as empresas que possuem consciência ecológica têm condições de reduzir seus riscos ambientais evitando assim, causar danos ao meio ambiente, patrimônios, funcionários e comunidade. Estão livres de multas, sanções e imagem negativa perante o mercado.

Redução de custos: com práticas de gestão ambiental é possível analisar as perdas, deduções de desperdício e eliminar toda forma de degradação, com isso reduzindo custos com matéria-prima, tempo e mão de obra.

Integridade pessoal: inclui realizar o trabalho de maneira integra, com a consciência de que está respeitando em todo o tempo a política, leis e normas.

A alta direção da empresa tendo essa visão prevencionista e ambiental, terá grandes ganhos com a reputação dos funcionários (que são os clientes internos), com a sociedade, pois será bem quista, como uma empresa amiga do meio ambiente com responsabilidade socioambiental e com a fiscalização, não terá de se preocupar quando receber uma visita de um auditor ou fiscal.

Repense a política de sua empresa e assuma um perfil empreendedor consciente e colabore com uma sociedade justa e saudável.