Nesse DDS vamos tratar de um tema controverso e atual: calor excessivo!

Em tempos onde o fenômeno El Niño (aquecimento anormal das águas no Oceano Pacífico) causa mudança climática, a previsão é que 2019 seja o ano mais quente na história humana.

Então, neste DDS vamos conversar sobre cuidados com calor excessivo, neste caso, a respeito de trabalhadores expostos a altas temperaturas em seu ambiente de trabalho.

O aumento da temperatura pode trazer os seguintes problemas:

  • estresse por calor
  • insuficiência cardíaca
  • lesão renal aguda por desidratação
  • câimbras
  • erupções na pele.

O que é estresse por calor? São problemas que são provocados ou agravados pelo clima ou ambiente quente. A temperatura do corpo sofre sobrecarga e não consegue manter a temperatura que é considerada ideal.

É preciso proteger o trabalhador em temperaturas elevadas.

Vamos então às dicas.

O trabalhador deve usar roupas de cores claras e feitas de tecidos que tenham propriedades térmicas, ou seja, permitam evaporação do suor. Existem vestimentas térmicas que são feitas com materiais isolantes, capazes de isolar o corpo de fatores ambientais como temperatura, umidade e vento.

É preciso se hidratar durante o dia, e principalmente durante a jornada laboral. Além da água pode-se usar bebidas ricas em potássio, como o suco de laranja. Beba água!

Nem precisa falar que bebidas alcoólicas não hidratam! Além de ser proibido trabalhar sob efeito de álcool na maioria das empresas.

O EPI é uso essencial e obrigatório. Quando estiver usando EPI, busque sempre se hidratar, respeitar as pausas recomendadas e sempre comunicar se sentir qualquer desconforto.

Observe também seus colegas de trabalho e comunique ao supervisor imediato sempre que observar qualquer comportamento estranho.

Outras dicas úteis são:

·      Agendar os trabalhos com calor excessivo nos períodos mais frescos do dia;

·   Aclimatizar os trabalhadores, ou seja, ir aumentando progressivamente o tempo de exposição dos mesmos e monitorar esses períodos;

·   Fornecer água fresca e/ou outros líquidos que sejam hidratantes e possam suprir as necessidades do organismo;

·      Disponibilizar áreas climatizadas para serem usadas aos intervalos;

·    Monitorar os colaboradores a fim de perceber prontamente quem estiver com mal-estar devido ao calor.

Seguindo essas orientações poderemos minimizar problemas relacionados ao trabalho em calor excessivo!

Até a próxima!


Herbert Bento
Herbert Bento

O DDS Online foi fundado em 2009 e tornou-se referência no ramo de diálogos de segurança do trabalho. A missão do DDS Online é compartilhar as boas práticas de trabalho para que os brasileiros possam voltar sadios para suas famílias depois de um dia de serviço!