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Qualidade: Trabalhar com Foco no Cliente

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Lembra daquelas entrevistas que você respondia na rua, por telefone ou pela internet sobre determinado produto? Ou perguntas sobre seus hábitos de consumo? Qual o objetivo dessas pesquisas? Elas tem um propósito: melhorar a qualidade de um produto ou serviço. Essas pesquisas são baseadas na satisfação do cliente, tem uma importância crucial de tomada de […]

Lembra daquelas entrevistas que você respondia na rua, por telefone ou pela internet sobre determinado produto? Ou perguntas sobre seus hábitos de consumo? Qual o objetivo dessas pesquisas?

Elas tem um propósito: melhorar a qualidade de um produto ou serviço.

Essas pesquisas são baseadas na satisfação do cliente, tem uma importância crucial de tomada de decisão na escolha do desenvolvimento de um produto ou serviço.

A NBR ISO 9001 é a certificação para um Sistema de Gestão da Qualidade.

O maior objetivo dessa norma é o foco no cliente.

O cliente é o nosso indicador de satisfação. Ele é quem deve dizer se nosso trabalho está sendo bem desenvolvido e também dar diretrizes sobre o que é preciso melhorar.

Assegurar a satisfação do cliente envolve matéria prima de qualidade, um processo produtivo adequado, uma equipe motivada e unida para desenvolver as atividades de acordo com cada requisito.

Um dos entendimentos deve ser o de que a empresa trabalha com o foco de atender a necessidade e expectativa do cliente.

Fazer a equipe entender essa essência, faz toda a diferença. O cliente percebe quando a empresa é comprometida e trabalha com o intuito de atendê-lo.

Hoje é uma questão de sobrevivência de mercado. O cliente está mais autocrítico e possui mais informação e se comunica com outros consumidores, sendo mais exigente na escolha do produto ou serviço que estará adquirindo.

Os canais de comunicação da empresa são uma ponte para fornecer essa resposta. O feedback gerado mostra para a gestão da empresa o que deve ser melhorado.

A equipe técnica também precisa estar comprometida com o crescimento, inovação, tecnologia e aprimoramento.

Participar de treinamentos constantes, se atualizar sempre, conhecer especificações técnicas dos produtos, participar dos diálogos de segurança são maneiras de se aprimorar.

Dica: se encontrar dificuldade de fazer o colaborador entender que o trabalho dele implica na satisfação do cliente, aproveite a SIPAT Semana Interna de Prevenção de Acidente para realizar um “teatro”, fazendo com que ele passe por cliente e precise do produto que é fabricado na empresa.

A empatia dentro de uma organização é um fator que colabora a nosso favor. A melhor maneira de conscientizar o colaborador é fazer com que ele se coloque no lugar do outro.

E se você é gestor, use suas ferramentas para disseminar a todos o conhecimento, fazendo com que cada um colabore para um cenário de sucesso. Supere as expectativas de seus clientes e eles serão fiéis a empresa.

O cliente conta com a capacidade, interesse e colaboração de cada um para que seja bem atendido e tenha êxito em seu pedido.

Hoje o mercado está sobrecarregado, a concorrência é grande e só os melhores sobreviverão, não os maiores e sim os melhores, aqueles que fazem com carinho, que dão o melhor naquilo que executa.

Dê o seu melhor e trabalhe com excelência.