A natureza oferece todos os recursos naturais a qual necessitamos, entre eles estão os minérios que são encontrados em minas rochosas. O processo de mineração no Brasil se iniciou no final do século XVII, onde os bandeirantes de São Paulo descobriram que essas riquezas estavam presentes em nosso solo. As regiões mais ricas em minerais eram Minas Gerais, Bahia, Goiás e Mato Grosso.

Com essas descobertas, os minérios do Brasil passaram a ser vendidos para o exterior, e viraram fonte de exploração dos portugueses, que enriqueceram muito com isso.

Dentre os principais minerais, utilizados como matérias-primas, podemos encontrar no solo brasileiro o ouro, a prata e a platina, que são utilizados na fabricação de joias e artefatos utilizados na medicina, como os pinos que fazem emendas dos ossos.

Se observarmos os objetos de nossas casas, podemos identificar que vários deles são feitos de minérios, como o alumínio (das panelas e utensílios de cozinha) e o ferro (das ferramentas e das máquinas pesadas, utilizadas na agricultura, construções das cidades, prédios, pontes, metrôs fabricação de carros etc.).

Os minerais têm diversas finalidades para suprir nossa necessidade, porém é o momento da extração desses recursos que é o que merece maior atenção, pois além de deslizamentos que podem ocorrer durante a extração causando acidentes e muitas mortes, nesse momento é exalado a poeira mineral que causa doença várias doenças ocupacionais, como é o caso da sílica.

A sílica, representada pelo símbolo SiO2, é um mineral muito duro que aparece em grande quantidade na natureza, pois é encontrada nas areias e na maioria das rochas.

A sílica pode ser encontrada em formas cristalinas, tais como o quartzo, a tridimita, a cristobalita e a trípoli, ou na forma amorfa como a sílica gel ou a sílica coloidal.

Ela é a principal causadora da doença denominada silicose.

A poeira contendo sílica pode aparecer em vários processos ou operações de diversos ramos industriais.

A silicose é uma doença incurável causada pelo acúmulo de poeira contendo sílica nos pulmões e a consequente reação dos tecidos pulmonares. Ela leva ao endurecimento dos pulmões, dificultando a respiração e podendo causar até a morte.

Muitas empreiteiras são clandestinas e trabalham de maneira totalmente insalubre, através de denúncias a fiscalização chega a lugares totalmente irregulares, o empregador não tem autorização, os funcionários trabalham sem nenhum tipo de proteção, sobrecarga de trabalho e muitas vezes longe da família com a falsa proposta de que irá ter bons ganhos financeiros.

Frente a esse quadro de irregularidades e muitas mortes na área da mineração a NR 22 aborda “22.1.1 Esta Norma Regulamentadora tem por objetivo disciplinar os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento da atividade mineira com a busca permanente da segurança e saúde dos trabalhadores.”

Em conjunto com a preservação do meio ambiente, a devida extração e o desenvolvimento sustentável desse recurso e também da área explorada, com a maior atenção a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, promove o abastecimento para todos com responsabilidade social.


Herbert Bento
Herbert Bento

DDS Online é referência quando se trata de diálogos de segurança do trabalho. Sua missão é compartilhar as boas práticas de segurança para que os brasileiros não percam a saúde devido ao trabalho! Quer receber puro "Conteúdo SST"? Entre no Grupo Silenciado Conteúdo SST onde só eu posto puro conteúdo SST de segunda a sexta.