O colaborador precisa crescer junto com a empresa: Qualidade x Qualificação
(dica: no final desse texto tem um vídeo bônus que complementa o conteúdo apresentado)
Desde a era Industrial até recentemente, a maior preocupação das organizações sempre foi com a produtividade, pensando-se apenas na sustentabilidade econômica. Com isso, foram desenvolvidos processos e métodos cada vez mais avançados, para se obter a máxima produção, utilizando-se o mínimo recurso, alinhando qualidade, baixo custo, produtividade e competitividade.
Dessa maneira, os recursos naturais ficaram cada vez mais escassos, isto é, o esgotamento dos recursos naturais e a contaminação da água, solo e ar ficaram muito evidentes. Essa preocupação vem sendo incorporada nos processos industriais e na prestação de serviços, aos quais se aplica o conceito 3 R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), a logística reversa, o ciclo de vida do produto, política do gerenciamento dos resíduos sólidos e o sistema de gestão integrados. Todos com o foco no tripé da sustentabilidade (econômica, social e ambiental).
Produzir cada vez mais e melhor e/ou melhor com cada vez menos recursos.
Diante do exposto, não adianta aumentar a quantidade produzida. É necessário que o produto tenha valor, que atenda às necessidades dos clientes.
Sobretudo que isso acompanhasse o desenvolvimento e crescimento de seus colaboradores, pois somente através deles é que tudo isso possa realizado.
Ao analisarmos que a empresa é capaz de agregar muito valor por um baixo custo, ela dominará o mercado, pois seus produtos serão necessários e desejados pelos clientes, e seu preço será a função desse valor.
Seu lucro será decorrente do bom serviço prestado, e mostrará o sinal de crescimento, algumas empresas repassam isso a seus colaboradores através de participação nos lucros e resultados.
Então, como melhorar a produtividade? A inovação é a resposta.
Sabemos que as organizações humanas são constituídas de três elementos básicos:
• Equipamentos e materiais, que chamaremos de HARDWARE;
• Procedimentos (métodos), que chamaremos de SOFTWARE;
• Ser humano, que chamaremos de HUMANWARE.
Para melhorar o humanware, é necessário:
– Estar atento aos instrumentos metodológicos disponíveis para a captação e interpretação das necessidades de seus colaboradores e utilizar essas informações como diferencial competitivo, proporcionando boas condições de trabalho, educação e lazer, com reflexo direto nos índices de produtividade;
– Buscar alternativas para motivação e envolvimento ativo dos colaboradores com as questões da qualidade e produtividade;
– Treinamento: modificação de competência, habilidades e atitudes (CHA);
– Coerência na cultura organizacional, para sustentar a mudança estratégica e não correr riscos com a implantação da Gestão da Qualidade.
Lembre-se: o aporte de capital só depende da disponibilidade financeira. O aporte de conhecimento depende da vontade das pessoas de aprender.
Depende de sua voluntariedade. Depende de sua motivação. Se a pessoa não sentir vontade, não há como aprender.
Em nossa era estamos envolvidos com a Responsabilidade Social que deve contemplar em primeiro lugar a preocupação com seu cliente interno que é o colaborador e depois o público externo.
A responsabilidade social está ligada à qualidade de vida do trabalhador, envolvendo a família e a sociedade, proporcionada pela organização, além de agregar valor ao produto ou serviço.
A inovação deve estar fundamentada na capacidade de trazer algo novo ao processo produtivo ou serviço para aumentar a sua produtividade.
Vídeo bônus
Dê um play e assista o vídeo de 1 minuto, aqui abaixo.