O coração bate, em média, de 60 a 80 vezes por minuto durante toda a nossa vida, e bombeia cerca de 5 a 6 litros de sangue por minuto para todo o corpo. Pressão arterial é a força com que o coração impulsiona o sangue para os vasos sanguíneos. A pressão é determinada pelo volume de sangue que o coração bombeia e a resistência encontrada por ele para circular por todo o corpo.
A hipertensão arterial, ou pressão alta, é uma doença que faz com que a pressão arterial de adultos com mais de 18 anos fique acima 140×90 mmHg (milímetros de mercúrio). Deve-se ficar atento que é normal a pressão ficar elevada após a prática de exercícios físicos, em momentos de nervosismo, por causa de preocupações, drogas, alguns tipos de alimento, fumo, após ingestão de álcool e café.
A hipertensão arterial atinge grande parte das pessoas, mas muitas delas não sentem os sintomas ou não sabem o que estão sentindo é consequência da hipertensão arterial. A partir dos 40 anos, as pessoas ficam mais suscetíveis a sofrerem dessa doença.
Na grande maioria, a pressão alta é derivada de anos de má alimentação, obesidade, idade avançada, uso de medicamentos fortes, fatores genéticos, estresse excessivo, estilo de vida sedentário. Mas além dessas causas, a hipertensão também pode surgir por causa de problemas no sistema renina-angiotensina, arteriosclerose e por causa de problemas renais.
Dentre os problemas que a hipertensão causa, destacamos: impotência sexual, problemas visuais, AVC, insuficiência renal, dores no peito, tonturas, sangramento nasal, palpitação e perda de equilíbrio.
É necessário ficar atento a certos cuidados antes de se medir a pressão para fazer uma medição correta:
• Repouso de 15 minutos em ambiente calmo e agradável;
• Urinar antes de medir a pressão (a bexiga deve estar vazia);
• Esperar 30 minutos após exercícios, consumo de álcool, café ou fumo para poder medir a pressão;
• Deixar o aparelho de pressão bem firme e bem ajustado no braço, e mantê-lo na altura do coração;
• Não falar durante a medição;
• Dar um intervalo de 1 a 2 minutos entre as medições;
• Deve-se medir preferencialmente na posição sentada ou deitada;
• Se for feito mais do que uma medição, o menor valor obtido é o que vale.
A hipertensão arterial não tem cura, mas tem tratamento para que ela possa ser controlada. Somente com acompanhamento médico é possível ter o tratamento mais adequado, já que ele irá ser diferente dependendo de cada pessoa, mas uma coisa serve para todos: levar uma vida mais saudável, sem abusar do álcool, do sal, de alimentos gordurosos, com práticas regulares de atividades físicas.