NR 21 – Trabalho a Céu Aberto

Nas últimas décadas o planeta tem passado por grandes mudanças climáticas, causando alterações em suas estações, tornando temperaturas extremas e em fora de época. O frio se torna intenso e muito rapidamente a temperatura se eleva em grande escala. Inclusive em 2012 estão sendo registradas as temperaturas mais extremas da história da medição. A pior […]
05/10/2012

Nas últimas décadas o planeta tem passado por grandes mudanças climáticas, causando alterações em suas estações, tornando temperaturas extremas e em fora de época. O frio se torna intenso e muito rapidamente a temperatura se eleva em grande escala. Inclusive em 2012 estão sendo registradas as temperaturas mais extremas da história da medição.

A pior delas é o calor que pode provocar o câncer de pele que é um aumento incontrolável de células cutâneas anormais. Se não forem verificadas, essas células cancerosas poderão se espalhar da pele para outros tecidos e órgãos.

Há diversas maneiras de se prevenir o câncer de pele, a principal forma de prevenção é a redução da exposição solar, pois evita danos à pele.

Proteja sua pele do sol sempre que puder use chapéus, camisas de manga longa, saias longas ou calças.

Ainda execute esses cuidados:

• Tente evitar exposição entre as 10 e as 16 horas, quando o sol é mais forte.

• Use protetor solar com FPS mínimo de 30. Aplique o protetor pelo menos 30 minutos antes de se expor ao sol, reaplicando-o constantemente.

• Aplique o protetor solar mesmo nos meses de inverno.

• Utilize óculos escuros com proteção UV

Essa é a rotina de todos nós, mas um grupo de trabalhador merece atenção especial em sua ocupação, pois trabalham braçalmente expostos ao clima, são os funcionários que trabalham a céu aberto.

Obras, manutenções e reformas são vistas em todo tempo, esses eventos tem períodos variáveis, mas independente disso durante muito ou pouco tempo os trabalhadores ficam expostos aos fatores climáticos.

A NR 21 nos traz a seguinte prevenção: “nos trabalhos realizados a céu aberto, é obrigatória a existência de abrigos, ainda que rústicos, capazes de proteger os trabalhadores contra intempéries”. No caso do calor é extremamente importante manter a hidratação e uma alimentação adequada para que não ocorra a desidratação dos operários e uma dieta balanceada e rica em água e nutrientes, pois com o esforço físico se perde muitos nutrientes importantes para garantir a saúde do trabalhador.

A proteção continua evitando a exposição à insolação excessiva, o calor extremo, o frio principalmente nos períodos noturnos, a umidade seja a relativa do ar ou de ambientes que possuam grande proporção de fungos e ventos inconvenientes.

Se a obra for de longo período, a empreiteira deverá oferecer alojamento adequado a todos os funcionários e ter boas condições sanitárias, de per noite e refeitório.

A área de construção civil está em plena ascensão em nosso país, essa área responde a grande rotatividade de funcionários, os riscos são vários e grandes, é importante manter uma boa prática de saúde ocupacional.

As práticas de saúde podem ser compostas em uma SIPAT ou em campanhas regulares relacionadas a uma boa alimentação, proteção à exposição solar, hidratação com muita água e boa noite de sono.

É um trabalho muito penoso, perigoso e pede grande esforço físico, merece real atenção aos que são os verdadeiros profissionais que criam o crescimento das cidades em suas construções, escavações e outras atividades.



Fundado em novembro de 2008, o DDS Online contribui para a área de Segurança e Saúde Ocupacional através da divulgação de temas para DDS e cursos online.

Nos siga

© 2022 Escola da Prevenção - Herbert B Faria Treinamentos CNPJ 18.768.540/0001-85 Todos os direitos reservados.