Aprendendo com o acidente: IÇAMENTO desastroso

No DDS ONLINE de hoje vamos aprender com um acidente envolvendo um içamento desastroso. Pelo que vi pelo vídeo, parece ser uma obra realizada por prefeitura e sem o devido acompanhamento de equipe de segurança do trabalho. Bom, primeiro assista o vídeo do acidente e logo depois vamos ver que lições podemos tirar. Dê um […]

No DDS ONLINE de hoje vamos aprender com um acidente envolvendo um içamento desastroso.

Pelo que vi pelo vídeo, parece ser uma obra realizada por prefeitura e sem o devido acompanhamento de equipe de segurança do trabalho.

Bom, primeiro assista o vídeo do acidente e logo depois vamos ver que lições podemos tirar.

Dê um play no vídeo abaixo:

O que podemos aprender com esse içamento desastroso?

A quantidade de irregularidades nesse vídeo é enorme. Infelizmente, acredito que cenas como essa acontecem várias vezes ao dia Brasil afora.

Em primeiro lugar, usar uma escavadeira hidráulica para realizar serviço de içamento. 

Essa máquina foi projetada para trabalhos de escavação, e não para funcionar como guindaste.

Em segundo lugar, proximidade da rede elétrica. Podemos ver no vídeo que o braço chega a tocar na rede elétrica em alguns momentos.

O correto nessa situação era tentar fazer o trabalho de içamento afastado da rede elétrica. E, mesmo em casos onde isso não é possível, pode-se solicitar a concessionária de energia elétrica que faça a desenergização temporária da rede para que o trabalho possa ser feito com segurança.

Em terceiro lugar, citaria a Falta de isolamento do local. Há várias pessoas próximas do local do içamento. Elas estão expostas a uma série de perigos desnecessariamente.

Será que o operador desse equipamento foi treinado? Porque se foi, é nítido que ele precisa passar por uma reciclagem urgente, não acha?

Saiba que todo operador de escavadeira hidráulica deve realizar treinamento obrigatório conforme Norma Regulamentadora de número 12 que trata da segurança em máquinas e equipamentos.

Se você trabalha em empresas que realizam esse tipo de serviço, não esquece de confirmar se os operadores estão devidamente treinados para operar essas máquinas, se o conteúdo do treinamento estava adequado e se não há nenhuma reciclagem atrasada.

E aí, gostou desse novo formato de DDS?

Viu outros erros no vídeo? Com certeza que viu!

Então clique aqui para comentar no vídeo, diretamente no Youtube.

Já está inscrito aqui no nosso canal da Escola da Prevenção? Clique aqui e inscreva-se para receber mais vídeos como esse!

Eu sou o Herbert Bento da Escola da Prevenção e do DDS ONLINE e você assistiu ao primeiro vídeo da nova série batizada de “Aprenda com o acidente”.

Um grande abraço digital, se cuida e até o próximo DDS ONLINE.

Veja também DDS ONLINE sobre BURLA.



Fundado em novembro de 2008, o DDS Online contribui para a área de Segurança e Saúde Ocupacional através da divulgação de temas para DDS e cursos online.

Nos siga

© 2022 Escola da Prevenção - Herbert B Faria Treinamentos CNPJ 18.768.540/0001-85 Todos os direitos reservados.