Material obrigatório quando se vai tirar a licença para dirigir, mas que aos olhos de muitos é considerado uma “besteira”, mas vamos tratar desse assunto que é muito sério e que pode salvar sua vida: praticar direção defensiva.

O que vem a ser direção defensiva? É um conjunto de ações e medidas que visam a prevenção ou minimização de acidentes, neste caso, no trânsito. Onde a falha, negligência, imperícia humana é a causa do acidente.

Ou seja, a direção defensiva é uma forma de dirigir que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer.

Desde 2004, no Brasil, o motorista é obrigado a passar pelo curso de Direção defensiva, seja para obter ou renovar sua habilitação.

Algumas premissas são necessárias para que a prática da direção defensiva seja efetiva, a primeira é conhecer as leis de trânsito (e respeitá-las), a segunda é manter seu veículo em boas condições de uso e a última é se atentar para as condições adversas que possam implicar em uma situação de risco.

Em tudo que fazemos existe um risco, seja no trabalho, em casa, praticando esportes quanto transitando pelas ruas. O perigo está na situação de risco que não é percebida, pois quando não se consegue visualizar o perigo, aumenta exponencialmente as chances do acidente ocorrer.

Vamos então às dicas para praticar direção defensiva:

·      Respeite as placas de sinalização;

·      Deve-se manter o veículo com a manutenção periódica e preventiva em dia;

·      Atente-se ao combustível, óleo, água do sistema de arrefecimento, lanternas e etc…

·    Pneus, estes têm papel fundamental, que é o impulsionar, frear e manter a dirigibilidade do veículo, então atente-se a calibragem, o seu desgaste e etc.

·    Além de ser lei, verifique sempre o cinto de segurança, se estão em boas condições e teste o travamento dele.

·      Evite o desgaste físico do condutor, utilizando a maneira correta de sentar e dirigir;

·    Use o retrovisor corretamente, pois quanto mais você enxergar o que acontece à sua volta maior a probabilidade de evitar situações de perigo;

·   Evite se desconcentrar, celular, rádios e qualquer coisa que diminua sua atenção ao dirigir;

·      Não consuma bebidas alcoólicas, não use drogas, ou dirija enquanto está em tratamento com medicamento que modifique seu comportamento, ou fique muito tempo sem dormir;

·      Falando em fatores que reduzem a concentração é importante lembrar que usar o celular ao dirigir (mesmo que seja por viva-voz), ouvir som com volume que não permita ouvir os sons que seu próprio veículo ou os demais emitam;

·    Mantenha a distância de 1 carro a sua frente ou use a regra dos dois segundos, espere dois segundos a partir do ponto que o da frente passou;

·      Não se envolva com brigas no trânsito;

·      Mantenha a distância de ciclistas, motociclistas e pedestres;

·   Em viagem longa, sempre faça uma pausa a cada duas horas ou sempre que houver cansaço;

·      Evite viajar a noite, com chuva, neblina.

Use essas dicas em seu dia a dia, e mantenha aquilo que é mais valioso em segurança: a sua vida! Até a próxima!

Leitura complementar sobre praticar direção defensiva:

http://vias-seguras.com/documentos/arquivos/denatran_manual_de_direcao_defensiva_maio_2005


Herbert Bento
Herbert Bento

O DDS Online foi fundado em 2009 e tornou-se referência no ramo de diálogos de segurança do trabalho. A missão do DDS Online é compartilhar as boas práticas de trabalho para que os brasileiros possam voltar sadios para suas famílias depois de um dia de serviço!