Qualquer trabalho, mesmo de natureza perigosa, pode ser perfeitamente executado, desde que cuidados necessários sejam observados por todos aqueles que participam do trabalho. A observação, o conhecimento, a identificação das causas dos acidentes: ato ou condição insegura.

As normas de segurança ou regras de segurança não foram estabelecidas para policiar e muito menos para tirar a liberdade dos trabalhadores. Pelo contrário, o que se deseja é ajudá-los a reconhecer os riscos que porventura existam em suas atividades e capacitá-los para realizarem as tarefas com menor possibilidade de acidentes para si e para seus companheiros de trabalho.

É interessante lembrar que, mesmo alguém que passa muitos anos livres de qualquer acidente, basta um segundo para que venha ser afastado do serviço em virtude de uma leve, média ou grave lesão. Muitas vezes o fator tempo é a fração entre a vida e a morte.

LEMBRE-SE:

É preciso TEMPO para colocar um EPI, para fechar um interruptor ou uma válvula, para limpar máquinas, para pegar uma ferramenta adequada, para desligar uma máquina/equipamento antes de dar a manutenção necessária, para arrumar devidamente uma carga, usar uma escada correta, para limpar um óleo derramado, para TREINAR, ORIENTAR, INSTRUIR E CONSCIENTIZAR os colaboradores.

EVITAR ACIDENTES FAZ PARTE DE QUALQUER TRABALHO, SEJA ELE PERIGOSO OU NÃO.


Herbert Bento
Herbert Bento

O DDS Online foi fundado em 2009 e tornou-se referência no ramo de diálogos de segurança do trabalho. A missão do DDS Online é compartilhar as boas práticas de trabalho para que os brasileiros possam voltar sadios para suas famílias depois de um dia de serviço!