Neste DDS vamos apresentar alguns cuidados a serem tomados com os gases de combustão de motores.

Os guardas de trânsito nas horas de maior movimento de carros algumas vezes se queixam de cansaço e de dores de cabeça após algumas horas em ruas poluídas por gases de combustão.

Para envenenar o ar dentro de um local fechado, não é necessário que milhares de motores estejam funcionando e expelindo gases. Basta apenas um motor para fazê-lo.

Arejando os gases de combustão, as condições podem ser mais seguras para o trabalhador que está numa área fechada onde operam pequenos caminhões, por exemplo.

Eis porque é tão importante ter ar fresco em locais em que gases de combustão são um problema: um único motor a gasolina, ou gás de cozinha quando funcionando a plena carga, libera cerca de 3 a 4% de monóxido de carbono (CO) e cerca de 11 a 13% de dióxido de carbono (CO2).

O restante em grande parte é nitrogênio e pequenas quantidades de outras impurezas.

Assim sendo, é fácil compreender porque uma pequena empilhadeira à óleo diesel ou à gás deve operar somente em locais ventilados o suficiente para expelir os gases e obter ar puro.

Ar puro o bastante significa operar as empilhadeiras somente em áreas abertas ou aumentar a ventilação se o local for pequeno.

Muita ventilação é uma boa idéia porque é preciso muito ar puro para diluir os gases de combustão.

O monóxido de carbono encontrado em motores a gasolina é o resultado da queima incompleta na combustão da gasolina.

Este gás é altamente nocivo à nossa saúde, pois o CO combina-se facilmente com a hemoglobina presente em nosso sangue e responsável pela respiração celular.

Uma vez estando em ambientes confinados na presença de motores sendo aquecidos, recomenda-se que se dê a partida e em seguida retire o carro ou o motor para ambiente arejado.

Se for possível, procure afastar-se do local ou procure dotar o local de exaustor para diluir os gases.

Quer receber DDS Online grátis no seu e-mail ? Então clique aqui e inscreva-se grátis.


Herbert Bento
Herbert Bento

O DDS Online foi fundado em 2009 e tornou-se referência no ramo de diálogos de segurança do trabalho. A missão do DDS Online é compartilhar as boas práticas de trabalho para que os brasileiros possam voltar sadios para suas famílias depois de um dia de serviço!