Existem várias substâncias no mundo, algumas inofensivas e outras nem tanto. Neste DDS vamos apresentar dicas de segurança para quem realiza trabalho com sílica.

A sílica é uma substância química, conhecida também como dióxido de silício, é um mineral que pode ser encontrado em rochas, areias, mármore, granito entre outros materiais.

Ela é bastante encontrada em diversos processos industriais, como na fabricação de vidro, mineração, garimpo de ouro, construção civil, cerâmica, metalurgia, fundição, siderurgia e etc. Realmente esse mineral pode ser encontrado em vários segmentos.

Mas você deve estar se perguntando: por que estamos apresentando esses pontos?

Porque a poeira de sílica causa a silicose e aumenta o risco de doenças autoimunes, esclerose sistêmica, artrites e etc.

A silicose é uma doença incurável causada, como dissemos antes, pelo acúmulo de poeira de sílica nos pulmões. Esta inalação reage com o tecido do pulmão causando acúmulo de tecido, ou seja, o pulmão endurece.

Para evitar acidentes e contaminação do trabalhador é preciso um trabalho em conjunto da empresa com os próprios trabalhadores. Vamos as medidas que devem ser tomadas a fim de prevenir:

·     Sempre que possível alterar a matéria-prima de produção para uma que não contenha a sílica;

·     Sabendo que o MTE (Portaria 43 de 11 de março de 2008) proíbe o uso de máquinas que cortam ou fazem acabamento de pedra a seco, então é preciso usar máquinas que realizam o trabalho de forma úmida;

·      Efetuar limpeza do ambiente e manutenção em todos os equipamentos;

·   Ter a disposição ambiente para o asseio pessoal e um local para alimentação livre de contaminantes;

·    O tempo de trabalho deve ser limitado, levando em consideração o tempo de exposição do trabalhador;

·      Promover treinamentos, e uso de EPI’s.

·      Ao trabalhador cabe seguir sempre o que foi orientado em treinamentos e capacitações;

·    Alertar o supervisor ou superior imediato sempre que houver qualquer irregularidade no equipamento e no sistema de ventilação;

·    Sempre efetuar verificação prévia do ambiente, material e equipamento antes do início das atividades;

·     Ficar sempre atento às placas e avisos de sinalização de segurança, além de sempre ler os rótulos dos produtos utilizados;

·      As roupas de trabalho deverão ser guardadas separadas das roupas de uso comum, pois a poeira pode se alojar nos tecidos;

·      A empresa deverá se responsabilizar pela higienização das roupas de trabalho;

·      Não comer, beber ou fumar na área de trabalho!

Esses são pontos importantes que ajudarão ao trabalhador a evitar a contaminação por poeira sílica.

Usem essas dicas para seu benefício! Até a próxima!!


Herbert Bento
Herbert Bento

O DDS Online foi fundado em 2009 e tornou-se referência no ramo de diálogos de segurança do trabalho. A missão do DDS Online é compartilhar as boas práticas de trabalho para que os brasileiros possam voltar sadios para suas famílias depois de um dia de serviço!