O tema desse DDS é “segurança do trabalho é chato”!

Se os trabalhadores andam dizendo que segurança do trabalho é chato, então é preciso melhorar a atuação do SESMT, para que seja mais perceptível as vantagens.

Em algumas empresas, especialmente aquelas que seguem as normas de segurança do trabalho, muita gente pensa que os profissionais mais chatos que existem são o “Técnico de Segurança do Trabalho” ou o “Engenheiro de Segurança do Trabalho”. 

Entretanto, precisamos sempre lembre que esses profissionais e todos os outros ligados a Segurança do Trabalho estão tentando fazer o bem.

Veja alguns benefícios que área traz:

  • Evitar que o funcionário ou prestador de serviços venha a se machucar.
  • Evitar acidentes que danifiquem ferramentas de trabalho.
  • Evitar que se danifiquem os produtos fabricados pela empresa.
  • Evitar que o funcionário machuque terceiros.

Vejamos os inconvenientes causados por acidentes

a) O funcionário é afastado e deixa de produzir.

b) O funcionário tem que ser substituído por outro que muitas vezes não tem experiência, precisa ser treinamento e ainda produz menos.

c) Queda no ritmo de produção dos outros trabalhadores.

d) Custos para o INSS.

e) Dano social e psicológico para o acidentado e sua família.

É comum ver alguns trabalhadores reclamaram da área de segurança do trabalho, mas quando acontece um acidente essas mesmas pessoas chegam à conclusão que se tivessem seguido as orientações de segurança provavelmente não teria ocorrido o acidente.

Para se evitar acidentes é imprescindível que além da utilização correta de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e EPC (Equipamento de Proteção Coletiva), estes equipamentos estejam em bom estado, limpos e dentro de suas especificações.

Lembre-se sempre que, uma máquina nós podemos consertar, uma ferramenta nós podemos comprar quanta forem necessárias, mas a nossa vida, nossa integridade física e nossa saúde são únicas e muitas vezes, um simples descuido pode trazer danos irreversíveis.

Antes de reclamar dos profissionais de segurança do trabalho, avalie a situação e pense bem se não faz sentido a orientação, afinal de contas, se você se acidentar o maior prejudicado é você mesmo.

Inteligência, prudência e bom senso nunca são demais.

Agora reflita, o que é melhor, o acidente ou seguir as normas da Segurança do Trabalho?

Imagem bônus

Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem abaixo, salve no seu PC e compartilhe.

segurança do trabalho é chato

Leia também:

DDS do rato (contos)

Fonte de inspiração:

http://turma15senai.blogspot.com/2009/03/os-chatos.html


Herbert Bento
Herbert Bento

DDS Online é referência quando se trata de diálogos de segurança do trabalho. Sua missão é compartilhar as boas práticas de segurança para que os brasileiros não percam a saúde devido ao trabalho! Quer receber puro "Conteúdo SST"? Entre no Grupo Silenciado Conteúdo SST onde só eu posto puro conteúdo SST de segunda a sexta.