A pesca é uma atividade muito antiga, assim como a caça e a agricultura é praticada pelo homem desde a pré-história com o objetivo de obter meios de sobrevivência através da alimentação para si e toda sua família. A pesca compreende a captura de peixes e outros animais aquáticos como crustáceos, moluscos, e outros, nos rios, lagos ou mares também com o intuito comercial, de subsistência, desportivos ou outros.

Essa atividade gera uma economia importante e outras atividades em terra como transporte, armazenamento, transformação e venda dos produtos da pesca, construção e reparação das embarcações de pesca, construção de artes e utensílios, empregando uma grande quantidade de pessoas.

Essa atividade também compreende a pesca esportiva, que consiste em uma atividade de curta duração, em um período determinado de reprodução e desenvolve apenas o lazer.

Em contrapartida, existe a pesca predatória que é aquela que gera um impacto ambiental negativo, ou seja, fora do período determinado, fere todas as leis ambientais vigentes e ao código de pesca, provocando uma degradação que afeta a vida aquática e também aos que precisam sobreviver através dessa prática.

Embora não pareça a pesca possui leis, códigos e também uma norma regulamentadora que visa a segurança e saúde no trabalho aquaviário concedendo a noção de segurança e prevenção.

Pelo fator de haver essa norma não exime a responsabilidade de cumprir todas as outras obrigações legais. As embarcações classificadas de acordo com a Convenção Solas que significa Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar e tem por propósito estabelecer os padrões mínimos para a construção de navios, para a dotação de equipamentos de segurança e proteção, para os procedimentos de emergência e para as inspeções e emissão de certificados e são auditadas pelas sociedades classificadoras.

O homem precisa entender que o meio ambiente existe para que a humanidade seja sustentada, quando houver esse respeito voltará a ter harmonia entre a natureza e o homem e assim prover todo recurso que é necessário para a existência humana na terra de todas as espécies.

Quando se fala em embarcação é algo tão complexo que muitos não entendem, mas tem o alimento em sua mesa e não sabe que para chegar até ali, muitas fatos aconteceram. Um período de pesca é determinado e o tempo em alto mar reserva muitas surpresas boas e más, pois existe uma grande insegurança que norteia a embarcação e seus tripulantes.

A norma em questão traz diversas advertências em relação ao período de execução da atividade. Uma análise criteriosa faz-se necessário para promover a saúde dos trabalhadores e também preservar o bem material, a vida e o produto.

Os serviços aquaviários de toda natureza tem crescido muito nos últimos anos, portanto a CIPA precisa continuar atuante, qualificada e preparada para dar o suporte necessário a profissionais de qualquer área.

Assim como qualquer trabalhador o mesmo deve ser regido por todos os exames cabíveis, acompanhado pela CIPA, pelo SESMT, ter conforto e higiene a bordo e BOA VIAGEM.


Herbert Bento
Herbert Bento

DDS Online é referência quando se trata de diálogos de segurança do trabalho. Sua missão é compartilhar as boas práticas de segurança para que os brasileiros não percam a saúde devido ao trabalho! Quer receber puro "Conteúdo SST"? Entre no Grupo Silenciado Conteúdo SST onde só eu posto puro conteúdo SST de segunda a sexta.