Você sabia que as auditorias ambientais são uma excelente ferramenta de gestão? Elas são fundamentais para implementar um sistema de gestão ambiental pautado na ISO 14001.

E você funcionário, pode com atitudes pró-ativas contribuir para o sucesso desse processo, sabia disso?




Percebeu que na empresa quando se fala em auditoria, todo mundo fica ansioso, e com medo de ser auditado? É muito interessante, inicialmente, saber o valor das auditorias ambientais, que são ferramentas de gestão valiosas, que, se bem utilizadas, podem fazer da empresa que a utiliza um sucesso em produtividade, comportamento e responsabilidade socioambiental.

Importante frisar que, diante dos procedimentos rigorosos que são utilizados pelos auditores, se a empresa cumprir as conformidades necessárias, poderá atingir a melhoria contínua e até mesmo 100% de eficácia em seus sistemas de gestão.

Sabia que a ISO 14001 é uma das normas internacionais de caráter voluntário, desenvolvida para auxiliar a gestão das organizações a equilibrar seus interesses econômico-financeiros com os impactos gerados por suas atividades, sejam impactos ao meio ambiente ou consequências diretas para a segurança e a saúde de seus colaboradores?

De um modo geral, ela especifica requisitos para que um sistema de gestão ambiental capacite uma organização a desenvolver e implementar política e objetivos que levem em consideração requisitos legais e informações sobre aspectos ambientais significativos. A finalidade geral da norma é equilibrar a proteção ambiental e a prevenção de poluição com as necessidades socioeconômicas, segundo a ABNT de 2004.

Veja algumas motivações para se obter a certificação ISO 14001: a entrada no mercado internacional, a padronização de procedimentos de gestão ambiental para operações internas, a economia de recursos e redução de desperdícios para a gestão corporativa, aumento da imagem corporativa para efeitos de mercado e o aumento na consciência ambiental de fornecedor.




Enfim, a motivação central é a certificação. Obter um certificado é sinônimo de estar cumprindo requisitos importantes. O processo de certificação não é simples, pois exige preparo da empresa que passará pela auditoria principal. Interessante saber que quando ocorre a implementação de um SGA, a empresa que deseja obter a certificação ambiental pela ISO 14001 precisa lutar pela melhoria contínua, agindo de maneira 100% eficaz todo o tempo.

Aqui é que está o desafio: CONTINUIDADE!

Preliminarmente, uma auditoria inicial pode ser realizada, e assim, mediante as correções e ou não-conformidades apontadas, a empresa poderá modificar o que foi apontado e solicitar novamente que se faça a auditoria, mas desta vez a principal.

Caso o parecer seja positivo o certificado será expedido e terá validade de 3 anos. Ao final desses 3 anos, a empresa deverá passar novamente pela auditoria, mas desta vez a de recertificação, e assim poderá obter ou não a renovação do certificado, pois dependerá de como a empresa está conduzindo seu SGA (Sistema de Gestão Ambiental).

E você, funcionário faz parte dessa gestão sustentável, ou seja, tendo uma postura pro-ativa como cidadão!

Percebeu, caro leitor, o valor das auditorias ambientais? Viu como é necessário, para ser sustentável, a empresa passar por estes processos? Foi um prazer interagir com você, um abraço e sucesso!

DDS AUTORAL – Marcos Paixão Lemos: Tecnólogo em Gestão Ambiental e Pós-graduando em gestão/auditoria/licenciamento ambiental – UNOPAR/PR


Herbert Bento
Herbert Bento

O DDS Online foi fundado em 2009 e tornou-se referência no ramo de diálogos de segurança do trabalho. A missão do DDS Online é compartilhar as boas práticas de trabalho para que os brasileiros possam voltar sadios para suas famílias depois de um dia de serviço!