A estória abaixo é um bom exemplo da importância da FISPQ. Não sabe o que é? Continue lendo.

João auxiliar de produção, funcionário de uma empresa fabricante de estrutura metálica, saiu de férias em dezembro e aproveitou para pintar sua casa de madeira de quatro cômodos com tinta à base de óleo.

João era supersticioso, não gostava que os vizinhos olhassem para a sua casa, pois achava que a inveja dos vizinhos, poderia afetar o bom serviço o qual estava realizando.

Fechou porta e janelas e fez a preparação da tinta e, pois, se a pintar as paredes.

Maria sua mulher, encontrava-se lavando roupas na pequena lavadeira e foi dar uma espiadinha, ao abrir a porta viu que um dos cômodos já estava pintado e encontrava-se muito bem-feito, elogio João seu marido.

Exclamando:

_Nossa como está ficando bonita!

Saindo em seguida, dizendo vou no mercadinho comprar um refrigerante para nós.

Fechando a porta.

João exclamou:

_vai quero terminar ainda hoje!

O mesmo já se encontrava com irritação das vias respiratórias, além de dores de cabeça, quase desmaiando com náuseas…

…devido a Inalações das concentrações dos vapores.

Maria foi até o mercadinho e trouxe uma Coca cola para agradar o maridão.

Ao abrir a porta viu João deitado e exclamou:

Mas ora, falou que queria terminar hoje e está dormindo!

E chutou o traseiro do João, mas nada de João, quando se deu por conta, viu que João encontrava-se desmaiado, e, pois, se a pedir socorro aos vizinhos.

Os quais chamaram o SAMU e João foi encaminhado ao hospital com um grave quadro de intoxicação por inalação dos vapores tóxicos dos solventes.

Moral da história:

falta de interesse em seguir procedimento

Por falta de conhecimento da FISPQ (Ficha de Segurança do Produto Químico) ou interesse de se precaver lendo ao menos a rotulagem das embalagens para seguir alguns procedimentos de segurança, e usar EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual), constantemente ocorre esses acidentes nas áreas de trabalho ou nos afazeres domésticos.

A falta de habito a leitura e achar que segurança é só na empresa.

OBS:

Esse DDS foi cedido gentilmente pelo colega Maurício Orchulhack (Técnico de Segurança do Trabalho). Obrigado Maurício pela contribuição sobre FISPQ.


Herbert Bento
Herbert Bento

O DDS Online foi fundado em 2009 e tornou-se referência no ramo de diálogos de segurança do trabalho. A missão do DDS Online é compartilhar as boas práticas de trabalho para que os brasileiros possam voltar sadios para suas famílias depois de um dia de serviço!