Neste DDS vamos conversar sobre este assunto que é tão atual quanto é para reflexão: uso do celular na empresa.

Diferentemente de alguns anos atrás, o celular hoje faz parte do dia a dia de muitos, inclusive, fazendo parte essencial para o processo produtivo de alguns trabalhadores.

A tecnologia trás a facilidade e velocidade ao acesso da informação, onde por um lado é muito útil e pode ser o vilão da história, quando usada sem critério.

Se usado de forma incorreta, o celular, pode gerar perda de atenção e de produtividade, pois o uso indiscriminado e para fins que não são da empresa pode gerar complicações e até mesmo acidentes.

Dica de ouro: procure saber se sua empresa tem algum regimento interno ou política relacionada ao uso de celulares e smartphones. Pois cada ambiente de trabalho tem suas peculiaridades.

Para você que é funcionário, vamos a algumas dicas importantes:

1. Se sua atividade permitir o uso de celular e smartphones, use com bom senso;

2. Mantenha sempre o aparelho no modo silencioso;

3. Notificações de aplicativos geram distrações que atrapalham a produtividade, por isso desative essa opção;

4. Mantenha em mente que vídeos e áudios devem ser evitados em ambiente laboral, pois situações podem ocorrer e gerar constrangimento.

5. Evite enviar imagens, fotos e vídeos impróprios para seus colegas de trabalho.

Vamos agora apontar algumas situações que podem levar ao uso saudável desta tecnologia que está presente em nosso dia a dia.

A proibição total do uso do celular pode não ser uma boa opção, mas deve ser analisado se o uso do mesmo não esteja prejudicando o desenvolvimento das atividades, caso positivo, o ideal é restringir apenas para uso em situações de emergência familiar ou no caso de trabalhador que esteja em local isolado e precise de um canal de comunicação.

Caso seja necessário, a política vigente aos celulares pode ser expandidas para todos os dispositivos de comunicação, pois tablets, smartphones e etc fazem parte de uma gama de tecnologia que pode gerar distrações.

É importante deixar a equipe ciente de onde, quando e como o uso dessas ferramentas, o celular, pode ser usado, como por exemplo, nos intervalos e horários de almoço.

O gestor pode realizar campanhas de conscientização e educação quanto ao uso seguro dos dispositivos no ambiente de trabalho.

E por último, o bom senso é essencial, pois no ambiente de trabalho é necessário cumprir com a sua função, se algum fator externo esteja distraído, ou tomando tempo maior que o necessário, é importante rever o uso dessa ferramenta, que nasceu para otimizar a vida e o trabalho.

Até a próxima!!


Herbert Bento
Herbert Bento

O DDS Online foi fundado em 2009 e tornou-se referência no ramo de diálogos de segurança do trabalho. A missão do DDS Online é compartilhar as boas práticas de trabalho para que os brasileiros possam voltar sadios para suas famílias depois de um dia de serviço!