Eventualmente nos deparamos com a situação em que visitantes ou prestadores de serviço precisam ter acesso às instalações da empresa. Para isso a empresa deverá estar preparada para receber visitantes com segurança.

Este é o tema desse DDS, o que precisamos fazer para receber visitantes ou prestadores de serviços em nossas instalações operacionais.

Todos que adentram as instalações, principalmente na área operacional, deverão receber um mínimo de informação para segurança, tanto pessoal quanto dos outros trabalhadores.

Essas informações podem ser veiculadas tanto através de vídeo de integração, apresentação, ou por meio escrito (folders e etc).

Os passos iniciais para que a visita seja tranquila e segura, as dicas abaixo são importantes:

·   A identificação do visitante (documentação com foto);

·   Identificação da empresa de vínculo do visitante ou prestador de serviço;

·   Motivo da visita;

·   Nome e departamento do profissional que irá acompanhar e ser responsável pelo visitante/prestador de serviço;

·   Condições especiais de saúde do visitante, para serem consideradas em caso de acidente ou permissão de entrada nas áreas.

·   Contato (telefone) da pessoa a ser avisada em caso de acidente.

Esses itens não apenas garantem a segurança do trabalhador, como também busca conhecer quem está entrando nas instalações da empresa, o que pode evitar situações inseguras para a empresa.

No momento da integração e orientação quanto às informações de segurança são importantes se atentar para:

·   Fornecimento de EPI, se for necessário;

·   Proibir a visita nas instalações da empresa estando sob o efeito de álcool, drogas ou outro tipo de substâncias inibidoras de uma presença segura e adequada às condicionantes das instalações.

·   O visitante deverá estar sempre acompanhado, não se afastando do grupo, mantendo-se no percurso de visita indicado;

·   Respeitar sempre a sinalização de segurança;

·   Apresentar claramente as normas internas de circulação na área;

·   Informar número para emergência, que seja de fácil memorização;

·   Apresentar roteiro de como proceder em caso de emergência;

·   Ponto de encontro em caso de emergência;

·   Explicar os Sinais de alarme e emergência;

·   Caso utilize veículo próprio para circular na instalação é preciso apresentar os procedimentos para o mesmo;

Quando se trata de visitantes, a diversidade de pessoas que adentram pode ser grande, desde estudantes em uma excursão, quanto estudantes universitários em atrás de conhecimento para seu currículo acadêmico. Então a empresa deve estar preparada para recepcionar os mais diversos tipos de visitantes.

E a preocupação em receber visitantes com segurança é dever e responsabilidade da Empresa.

Sigam as dicas apresentadas e vamos manter seguros os nossos visitantes.


Herbert Bento
Herbert Bento

O DDS Online foi fundado em 2009 e tornou-se referência no ramo de diálogos de segurança do trabalho. A missão do DDS Online é compartilhar as boas práticas de trabalho para que os brasileiros possam voltar sadios para suas famílias depois de um dia de serviço!