Houve uma época que chamávamos de proletariado. Consistia em trabalhar em troca de um salário, nada mais do que isso.

As empresas foram crescendo e as mudanças acontecendo. Foi percebido que a comunicação era necessária no dia a dia da corporação.

Essa comunicação era totalmente restrita, funcionários não podiam se reportar ao dono da empresa, era alto escalão e o chão de fábrica não tinha contato.

Com o passar do tempo foi-se tendo a visão de que a comunicação é fator de sobrevivência para os seres humanos e para o crescimento da empresa.

Então, foram adotados vários meios de comunicação interna, folhetos, recados, gibis, informativos, placas, intranet, sites de relacionamento, campanhas, entre outros.

Quando falamos em segurança no trabalho e meio ambiente, noventa por cento é comunicação, a prevenção começa com o diálogo, a troca de experiência e conhecimento.

A responsabilidade social precisa começar com a educação, comunicação, conscientização, não é adequado adotar medidas sociais incluir as pessoas sem educá-las, a lição não é aprendida e elas ficam condicionadas a sempre esperar por alguém e não tomar uma atitude coerente por não ter aprendido o que fazer.

A empresa deve abusar dos seus meios de comunicação para incluir a todos e ter uma equipe motivada e conscientizada sobre os interesses da empresa, clientes, funcionários, meio ambiente e a segurança no trabalho.

Abrir a comunicação aos funcionários e ouvir e valorizar a opinião de cada um deles. O crescimento e ideal deve ser recíproco, com isso todos ganham e crescem juntos.

Para haver mudança na área de segurança no trabalho muitas vezes faz-se necessário um investimento muito alto em adequação da empresa as leis e normas, trocar maquinários, reformar a edificação, mas uma grande ferramenta que se possui e a disseminação da segurança pela comunicação.

Existem vários meios de comunicação que é aconselhado usar na empresa.

– Comunicação visual

– Comunicação verbal

– Comunicação escrita

Use todas da melhor forma possível, respeitando o nível intelectual de cada funcionário é possível alcançar grandes resultados começando pela comunicação.

Na área de meio ambiente é a mesma coisa, é um trabalho de formiguinha, é necessário falar várias vezes a mesma coisa até que mudem seus hábitos errôneos.

Até o funcionário entender o por que e para que ele está recebendo aquela orientação é formado um cenário em seu cérebro e um dia a conscientização acontece e à partir daí se dá a mudança de hábito.

Seja criativo, divertido, interessante, inteligente propondo inclusive desafios de quem aprendeu a lição de casa direitinho.




Envolva todos os funcionários em escala linear, use mais de uma ferramenta de comunicação se necessário, mas abuse dela para receber o resultado desejado.

Usando a poderosa ferramenta da comunicação constante a prevenção se aplicará em todas as áreas e níveis, o principal objeto será sempre trabalhado, os números de acidentes e incidentes diminuíram, pois saíra da realidade os acontecimentos negativos e passar a ser realmente um infortúnio ou algo não esperado.

Aprenda com os grandes comunicadores e motive sua equipe a trabalhar com o mesmo propósito.


Herbert Bento
Herbert Bento

O DDS Online foi fundado em 2009 e tornou-se referência no ramo de diálogos de segurança do trabalho. A missão do DDS Online é compartilhar as boas práticas de trabalho para que os brasileiros possam voltar sadios para suas famílias depois de um dia de serviço!