Para uma boa qualidade de vida, tenha bons hábitos! Reavalie-se!

Neste DDS vamos abordar que bons hábitos de comportamento são fundamentais para ter qualidade de vida e preservar nosso maior patrimônio: a saúde. Vamos interagir e relatar uma série de dicas de como manter hábitos saudáveis, sem muito esforço, no seu dia a dia. Você verá que se cuidar também é sinônimo de prazer e que viver bem é saudável.

Interessante que estamos próximos do inverno, não é verdade? Nesta estação invernal, há a tipicidade de muitas comidas calóricas. Além disso, com as baixas temperaturas o corpo aumenta o gasto energético para se mantiver aquecido e é normal o apetite crescer e pelo efeito da ação e reação, comermos mais. Para ajudar, há a diminuição ou até mesmo a extinção das atividades físicas e o uso de roupas pesadas faz com que não notemos o ganho de quilos excedentes.

É sabido que a grande vilã da estação também são as receitas características, ricas em energia. Mas é importante salientar que com esses hábitos, 80% dos brasileiros engordam em média de um a dois quilos no período que vai de junho a setembro. Nesta época do ano o viável é se adaptar a comidas menos calóricas, gordurosas e praticar esportes. São formas de manter o peso e de prevenir obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares, segundo alguns especialistas nessa área.

Importante frisar que a primeira coisa da qual precisamos nos conscientizar é que nossa saúde começa com a nossa alimentação. Se não tivermos uma alimentação saudável, dificilmente conseguiremos ter saúde e um bom desenvolvimento. Além disso, uma alimentação incompleta e mal feita atrapalha muitos aspectos da nossa vida, desde o nosso sono até nosso desempenho no trabalho e nossa energia para aproveitar todos os momentos.

Já percebeu que quando você não mastiga bem, além de não ficar saciada, sua digestão foge do padrão? Importante nesse estágio é que o processo digestivo começa na boca, portanto, mastigue bem, não tenha pressa!

Ou seja, mesmo que você não esteja preocupado em perder peso, será preciso estar mais atento às refeições.

Tenha horários fixos e evite substituir o almoço e a janta por lanches. Ao longo da semana, consuma uma variedade maior de verduras, legumes e frutas. Troque lanches industrializados por uma maçã ou uma pera ou banana.

A mudança apesar de lenta e progressiva traz os benefícios que serão contínuos e significativos, pode ter certeza!

Ter uma noite de sono agradável é fundamental para a manutenção da nossa saúde. Segundo algumas pesquisas por especialistas na área do sono são vários os danos da falta de sono para o nosso dia a dia. Não adianta ficar acordado até mais tarde para terminar um portfólio da escola ou uma tarefa atrasada do seu serviço. As horas de sono necessárias variam de idade para idade e cada organismo tem sua necessidade específica para descansar (entre 6 e 8horas).

Enfim, são simples dicas, mas seja disciplinado e mantenha a linha. A sua saúde agradece, abraço e foi um prazer interagirmos!v Autor e colunista: Marcos Paixão Lemos-Cipista na Vale S/A.

Obrigado por comentar.