DDS Online

Temas para DDS em Categorias

Os outros cinco esses da qualidade

O “Programa 5 S´s” foi elaborado por Kaoru Ishikawa (1915-1989), nascido em Tokyo, Japão, de uma família de grande tradição industrial, graduou-se em Química Aplicada em 1939 e doutorou-se em 1960. Kaoru elaborou esse programa no período pós-guerra, quando o país vivia a chamada crise de competitividade. Além disso, havia muita sujeira nas fábricas japonesas, sendo necessária uma reestruturação e uma “limpeza”.

O Programa demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador das empresas e da própria economia japonesa que, até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade utilizado naquele país e em vários outros que adotaram, por ser simples e de ótima aplicabilidade, pois pode ser implantado em empresas de todos os segmentos, setores e até em casa.

Faça o download desse tema em um formato já preparado para imprimir

O "Programa 5S" foi desenvolvido com o objetivo de transformar o ambiente das organizações e a atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade das instituições.

O Programa tem esse nome por começar com a letra S e adaptado para Senso aqui no Brasil:

1. SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃO

2. SEITON - SENSO DE ARRUMAÇÃO

3. SEISO - SENSO DE LIMPEZA

4. SEIKETSU - SENSO DE SAÚDE E HIGIENE

5. SHITSUKE - SENSO DE AUTO-DISCIPLINA

Mas, a nossa abordagem é sobre os outros cinco esses que foram desenvolvidos por brasileiros, que ampliou e aperfeiçoou o programa 5 S japonês, e é uma proposta que visa:

• Despertar a responsabilidade social das pessoas e das organizações;

• Recuperar valores éticos e morais;

• Buscar a melhoria na utilização, arrumação e limpeza dos ambientes;

• Aumentar a qualidade e a produtividade;

• Desenvolver o espírito de equipe;

• Cuidar da saúde e segurança;

• Treinar os colaboradores;

• Diminuir perdas e desperdícios.

Como vimos, os 5 primeiros S´s foram criados no Japão. Do sexto ao oitavo, foi criado pelo professor José Abrantes, propondo 3 novos sensos.

6. SHIKARI YARO - SENSO DE DETERMINAÇÃO E UNIÃO

7. SHIDO - SENSO DE TREINAMENTO

8. SETSUYAKU - SENSO DE ECONOMIA E COMBATE AOS DESPERDÍCIOS

O nono S sugeriu um novo senso como necessidade brasileira.

9. SHISEI RINRI - SENSO DOS PRINCÍPIOS MORAIS E ÉTICOS

Após a análise das práticas de gestões das organizações, foi acrescentado o 10º S pelo Engenheiro José Ailton Baptista da Silva.

10. SEKININ SHAKAI - SENSO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Este último conquistou até uma Norma Brasileira – NBR 16001 Responsabilidade Social – Sistema de Gestão – Requisitos. O assunto ganhou o mundo e a ISO International Organization for Standardization elaborou uma norma a nível internacional de Responsabilidade Social ISO 26000 que são diretrizes sem propósitos de certificação.

É ideal que as empresas que desejam melhorar seus resultados implantem o 10S integralmente. Também pode ser implantado um S de cada vez, iniciando-se por um levantamento que indique qual S é prioritário no momento.

O primeiro passo para a implantação do programa é a empresa identificar a necessidade de melhorias, elaborar um levantamento dos pontos críticos, envolver todos os colaboradores no projeto e implantar de forma sistêmica para se obter um resultado positivo a nível de organização, redução de custos, otimização do tempo e qualidade de vida.

Faça o download desse tema em um formato já preparado para imprimir


Obrigado por comentar.

Comentários   

 
Victor Carlos
0 #1 Victor Carlos 10-07-2013 09:06
otimo Tema !