Levantamento de peso com segurança

Neste DDS o tema central é o levantamento de peso com segurança.

Mesmo com auxílio mecânico para o levantamento de cargas, encontramos certas coisas que precisam ser feitas manualmente. Para evitar distensões de mau jeito nas costas, temos que fazê-lo corretamente. Isto já foi dito várias vezes, porém ainda ocorre muita lesão por levantamento de pesos.

Principais pontos sobre levantamento de peso com segurança:

  • A proteção das mãos é de máxima importância. Ao levantar materiais com bordas cortantes ou superfície áspera, use luvas para proteger as mãos. Devemos evitar o pinçamento de dedos e cortes na mãos. Mesmo que você esteie usando luvas, deve certificar-se de que suas mãos não correm riscos. Muitas cargas caem quando as mãos são atingidas por alguma projeção no momento em que a mesma está sendo levantada, atingindo os pés.
  • A firmeza dos pés é essencial para se tentar levantar um objeto de qualquer peso substancial. Muitas distensões resultam da perda do equilíbrio. Com isso o peso da carga é lançado sobre os músculos das costas. A posição dos pés determina se você está ou não bem equilibrado. Eles devem estar ligeiramente separados um do outro.
  • Dobrar os joelhos para levantar o peso com os músculos da perna é o requisito básico de segurança. Se estiver pegando uma caixa, posicione-a em diagonal pegando pelos cantos opostos.
  • A coluna deve ficar quase que reta. Se encurvar a coluna em demasia poderá ocorrer lesões graves na coluna vertebral. Lembre-se que a coluna é composta de pequenas vértebras intercaladas com um disco gelatinoso. A compressão então deve ser num sentido vertical.
  • Após levantado a carga mantenha próximo ao corpo para evitar esforços nos músculos dos braços e manter o equilíbrio da pessoa.
  • Levantar lentamente é outra recomendação básica de segurança. Coloque lentamente sua força no levantamento. Levante lentamente esticando suas pernas, mantendo as costas retas e a caixa próxima ao corpo. Se a carga for muito pesada, logo no início você saberá retornar a carga para a posição original.
  • Peça ajuda quando precisar e não hesite em fazer isto.
  • Apresentamos a seguir alguns conselhos:
    • Dimensione a carga primeiro, não tente ser o mais forte. Na dúvida peça auxílio;
    • Certifique-se de está com os pés firmes no chão e dos desníveis do local se existir;
    • Mantenha os pés ligeiramente separados, uns 30 centímetros um do outro;
    • Coloque seus pés próximos à base do objeto. Isto é importante porque evita colocar toda a carga sobre os músculos das costas;
    • Dobre seus joelhos, mantendo suas costas retas e o mais vertical possível.
  • As botas de segurança com biqueira de aço previnem possíveis acidentes com projeções de objetos sobre os pés.

Levantamento de cargas representam muitos problemas no trabalho em relação a acidentes típicos ou problemas relacionados com a saúde do empregado.

Assim sendo procure utilizar a força dos músculos das pernas e braços, pois costas não possuem músculos para essa finalidade.

O DDS Online agradece sua visita.

Obrigado por comentar.

Comentários   

 
Antonio Marcos
0 #4 Antonio Marcos 09-07-2013 23:31
:roll: muito bom esta semana estou falando sobre ergonomia e este tema de levantamento de peso me ajudou muitoooo
muito obrigado
 
 
Simone
0 #3 Simone 08-05-2013 17:23
Bem,objetivo. Ótima forma de conciêntizar que podemos previnir lesões com atitudes simples e que estão ao alcance de todos.
 
 
emanue
+1 #2 emanue 10-12-2012 18:53
muito bom, DDS rápido e bem explicativo.
 
 
Erivan Silva
+5 #1 Erivan Silva 24-01-2012 17:22
:lol: :D muito bom gostei muito. vcs fizeram um ótimo trabalho gostaria de trabalhar com vcs. fiquem com Deus